Treino é treino, jogo é jogo. A frase, um jargão do futebol, vai ser posta à prova no próximo sábado, dia 4, para os atletas do Projeto de Extensão Futebol UFJF, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid). Os garotos farão sua estreia no Campeonato Mineiro sub-17 e sub-15 depois de mais de três meses de preparação para a competição. O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o Tupynambas, clube de futebol da cidade.

As estreias dos times serão no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e estão marcadas para às 9h para o time sub-15, e às 11h para o time sub-17. Os dois jogos serão contra a equipe do Guarani de Divinópolis. A entrada é aberta ao público e é gratuita. Com uma atuação no desenvolvimento de atletas da região, o projeto já vem realizando treinamentos e jogos amistosos desde janeiro para a melhor preparação dos garotos para a competição. O coordenador do projeto, o professor da Faefid, Marcelo Matta, destaca que as expectativas para a competição estão altas para a temporada. “Esperamos que, com a competição, possamos gerar uma experiência para os meninos desenvolverem seu potencial esportivo. A participação em uma competição estadual, só com clubes profissionais, é muito esperada e favorece muito nesse sentido.”

Esta é a primeira competição realizada em parceria com o Tupynambas. A colaboração foi acertada para atender as demandas da Federação Mineira de Futebol (FMF), que determina que, para participar do Campeonato Mineiro nas categorias de base, a equipe interessada deve ser filiada a um clube profissional.

Como campeão da segunda divisão do ano passado, a equipe teria o direito de participar da primeira divisão do Campeonato Mineiro neste ano. Apesar disso, a coordenação do projeto preferiu continuar na segunda divisão para atender às exigências da FMF para o futuro. A partir do ano que vem, é necessário que todas as equipes da primeira divisão sejam profissionais. Como o projeto da UFJF não atenderia às exigências, perderia o direito de participação. Ao se filiar agora a uma equipe profissional, a UFJF garantiria a manutenção futura na divisão principal do futebol mineiro. Segundo Matta, com a colaboração com o Tupynambas, a iniciativa “atende a uma demanda visando o futuro do projeto na primeira divisão”.

O projeto

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Futebol na UFJF, e é desenvolvido na Faefid desde 2014, já tendo firmado parcerias com outras equipes locais, como o Uberabinha e a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel). No último ano, o projeto conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro na categoria sub-17. A equipe sub-15 terminou a competição em sexto lugar.

O Futebol UFJF conta com a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, que desenvolvem treinamento, arbitragem e preparação física, além de integrarem a comissão técnica. Os conhecimentos dos graduandos é aplicado junto aos jovens dos bairros do entorno da Universidade – Dom Bosco e São Pedro, principalmente – que compõem as equipes.

Outras informações: (32) 2102-3293 (Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)