O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2018, Guilherme Boulos, participou de evento nesta sexta-feira, 26, em Juiz de Fora. A atividade foi realizada na Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora, e teve organização do Sindicato dos Trabalhadores  Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), dos coletivos “Juventude Sem Medo” e “Afronte”, e dos Centros e Diretórios Acadêmicos da UFJF.  

A visita à cidade integra a agenda nacional do líder do MTST em mobilização para debater os impactos da reforma da Previdência. Antes do evento na Faefid, Boulos esteve com representantes da Administração Superior da UFJF e reforçou a importância das universidades federais para o desenvolvimento e a redução das desigualdades no Brasil. “Defendemos uma universidade pública e democrática”, destacou.

O reitor Marcus Vinícius David enfatizou as dificuldades vivenciadas pelas instituições federais de ensino superior na atual conjuntura, devido ao corte no repasse  de recursos promovido pelo Ministério da Educação (MEC), à redução de investimentos em pesquisas e às declarações acerca da possibilidade de fechamento de cursos e outras medidas contrárias à autonomia universitária.

“Essa crise vai muito além de crises que já vivemos historicamente, de períodos de crise orçamentária. As ameaças atuais são muito mais graves. Os nossos estudantes e os nossos trabalhadores têm um perfil de muita conscientização. Isso nos dá essa segurança de resistência a este cenário e de que o enfrentamento às universidades é algo muito difícil.”