A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou nessa quarta-feira, 26, o resultado do edital do ‘Programa Institucional para Acolhimento e Apoio a Estudantes Cotistas’. O resultado pode ser conferido neste link.

Com o objetivo de favorecer a permanência de alunos de baixa renda, egressos de escolas públicas, negros e indígenas as atividades serão iniciadas no dia 02 de maio e os estudantes contratados atuarão como tutores acadêmicos de alunos cotistas que apresentarem dificuldades, forem indicados ou buscarem o serviço de apoio. O suporte será oferecido, especialmente, durante o primeiro ano da graduação, quando são mais elevadas as taxas de evasão.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, o novo projeto compõe um conjunto maior de ações que acompanham a entrada e a permanência de estudantes dentro do ensino superior público. “A ação é voltada para cotistas, pois observamos, por meio de uma pesquisa, que no primeiro ano há uma grande evasão nos cursos de graduação. Nosso objetivo é possibilitar para esses estudantes a continuidade na UFJF”.

Com um total de 272 inscrições, a iniciativa pioneira oferece 46 oportunidades para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Distribuídas em diversas áreas de conhecimento, apenas não se inscreveram estudantes dos cursos de Música e  de Ciências Biológicas do campus sede;  e das graduações em Educação Física de ambos campi.

“Nós não esperávamos esse grande número de inscrições”, aponta Moreira. Segundo o diretor, o projeto chama atenção por ser uma atividade colaborativa que oferece suporte aos estudantes no primeiro contato com a Universidade e possibilita melhor formação aos bolsistas. “Nós teremos reuniões periódicas com os tutores e eles serão acompanhados por nossa equipe e por professores. Além disso, poderão dialogar com as ações da Prograd, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e conosco da Diaaf”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf/UFJF)