O projeto de extensão Energias Renováveis nas Escolas, traz para a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pesquisas e trabalhos desenvolvidos na atividade que demonstram como as energias renováveis são utilizadas. A ação acontece no domingo, dia 28, entre 9h e 12h, e faz parte dos eventos realizados no Pesday que também ocorrem em outras universidades pelo  mundo.

O coordenador do projeto, Luís Henrique Lima, destaca que durante as apresentações são abordados o conceito básico de energia elétrica; a atual situação de fontes renováveis de energia no cenário nacional; sustentabilidade; e informações sobre o ensino superior, como as formas de ingresso na Universidade, notas de corte para os cursos de Engenharia e o mercado de trabalho para engenheiros nos dias atuais. “Nessas apresentações, o público tem acesso a um kit de energias renováveis contendo um gerador eólico, um painel fotovoltaico e uma célula combustível, todos em miniatura, que geram ‘energia limpa’ capazes de carregar um pequeno carrinho de controle remoto que é posteriormente utilizado para a diversão das crianças.”

O bolsista extensionista Pablo Bastos, afirma que o projeto e a ação possibilitam contato com pessoas que, muitas vezes, não possuem a oportunidade de discutir esse assunto. “Escolhemos o campus, pois aqui passam muitos pais, crianças e queremos cativar o público com nosso trabalho. Vamos mostrar a utilização da energia eólica, solar, outras formas de energia e produtos desenvolvidos por nós. No ano passado fizemos essa ação e dois professores nos convidaram para irmos às suas respectivas escolas para fazermos nossa demonstração.”

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, é papel da Universidade desenvolver os projetos e interagir com a comunidade, pois demonstra o trabalho desenvolvido em prol de uma melhoria de vida da população como um todo. “Utilizar esse espaço significa a interação com um grande número de pessoas e os oportuniza a conhecer o trabalho realizado e conversar com professores e bolsistas. É importante, pois a Universidade realiza uma atividade que acontece no mundo todo.”

A ação compõe parte das atividades organizadas pelo Power Energy Society (PES) comemorado oficialmente em 22 de abril. A data foi alterada pela organização para o domingo para possibilitar maior contato com a comunidade e uma divulgação mais ampla dos trabalhos desenvolvidos.

Projeto

O Energias Renováveis nas Escolas tem como objetivo transmitir o conhecimento produzido dentro do campus universitário por meio das pesquisas e atividades realizadas na Faculdade de Engenharia. Os interessados podem entrar em contato com os participantes do projeto por e-mail ou redes sociais. Atualmente, conta com cinco alunos e dois professores de Engenharia Elétrica da UFJF e já conseguiu atingir por volta de 16 escolas e um público estimado de duas mil pessoas.

Outros informações: ieee.pes@engenharia.ufjf.br

@ieeepesufjf