Cláudia Horta durante a defesa da dissertação, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Avaliar o nível de comprometimento dos Técnico-administrativos em Educação (TAEs) e propor um plano de ações para a construção de políticas de gestão de pessoas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram as motivações encontradas pela acadêmica Cláudia Valente Duarte Horta ao desenvolver a sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. No estudo prático, também foram apresentadas sugestões para  o avanço das políticas vigentes na Instituição.

A pesquisa intitulada “O comprometimento organizacional de pessoas nas IFEs: um estudo de caso dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora” analisou o envolvimento organizacional com foco específico na teoria dos três componentes do comprometimento: afetivo, instrumental e normativo. Além disso, “o percurso metodológico fundamentou-se numa análise qualitativa dos dados, um estudo de caso com pesquisa documental e bibliográfica e aplicação de questionários com 113 pessoas, assistentes em administração, nível D, lotados no campus de Juiz de Fora.”, explica Claudia.

Segundo a pesquisadora, que também é técnica-administrativa na UFJF, o interesse pelo tema surgiu a partir da sua inquietação para desconstruir a representação social que, em algumas ocasiões, posiciona o servidor público como um profissional que não se compromete com o serviço. Dessa forma, por trabalhar com pessoas dedicadas à instituição e à administração pública, ela sentiu a necessidade de comprovar empiricamente a disposição dos trabalhadores em se doarem: “fato verificado com a maioria dos participantes que se sentem pouco aproveitados pelos gestores e acreditam poder contribuir mais com a Instituição”, revela.

Neste contexto, Cláudia avalia que o estudo, em especial para o público interno, “correlaciona os tipos de comprometimento com as políticas de gestão de pessoas desenvolvidas pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas  (Progepe) e contribui para potencializar as práticas positivas e mitigar as condutas desabonadoras”. Para a servidora da UFJF, “foi uma satisfação pessoal comprovar, com os dados da pesquisa, o fato dos TAEs apresentarem índices elevados de comprometimento afetivo, ou seja, possuírem o desejo em se envolver e permanecer na instituição. Estabelece, também, conexões com as políticas de gestão de pessoas da Progepe, verificando quais ações podem majorar este tipo de envolvimento”.

De acordo com o orientador, professor Marcos Tanure Sanábio, a investigação traz um diagnóstico e uma proposta de intervenção na Instituição. “O benefício para a comunidade, principalmente para os trabalhadores da Universidade, é por proporcionar um estudo dentro do ambiente de trabalho. Além disso, se enquadra à ideia do mestrado profissional propondo adequações práticas às demandas encontradas”.

Contatos:
Cláudia Valente Duarte Horta (mestranda)
claudia.valente@ufjf.edu.br

Marcos Tanure Sanábio – (orientador-UFJF)
mtanure.sanabio@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcos Tanure Sanábio – (orientador/UFJF)
Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina da Silva Machado – (co-0rientadora /UFJF)
Prof. Dr. José Humberto Viana Lima Júnior – (UFJF)
Prof. Dr. André Andrade Longaray –  (Universidade Federal do Rio Grande do – FURG)
Prof. Dr. Paulo Lourenço Domingues Junior – (Universidade Federal  Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ)

Outras informações:  (32) 4009-9319 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública