Professores da UFJF, da UFV e da PUC-Rio debateram sobre o estado atual da política no país e o papel das ciências sociais como uma possibilidade de entendimento da interação entre Estado e Sociedade (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Com foco na conjuntura política brasileira e na postura das Ciências Sociais frente ao atual cenário, aconteceu nesta quinta-feira, 25, a primeira mesa de debates do  Encontro Regional Pré-SBS Sudeste de Minas Gerais.  A mesa contou com a presença dos professores Felipe Maia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Alice de Carvalho, da PUC-Rio; e Rayza Sarmento e Diogo Tourino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que discutiram a crise política e suas possibilidades de interpretação.

O encontro está vinculado às atividades do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e seu tema é “Em que sociedade vivemos? A sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos”. Os debates se estendem até esta sexta, no auditório e em salas do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Ao longo do debate, o foco principal abordado pelos professores foi o estado atual da política do Brasil e suas perspectivas para o futuro. Neste contexto, o papel da sociologia foi exposto como uma possibilidade de entendimento da interação entre o Estado e a sociedade, mesmo que as configurações políticas tenham se alterado no novo contexto brasileiro.

Para Tourino, há um desafio no campo das Ciências Sociais para a compreensão destas novas dinâmicas políticas. “Com as últimas eleições, pudemos acompanhar a falência de determinadas políticas que as ciências sociais estudam. O que se falava há dez anos hoje não responde à política que estamos vendo. É preciso repensar muito do que achávamos que conhecíamos.”

Os convidados abordaram também os contextos e conceitos da crise política brasileira. Maia destacou as crises políticas como “momentos de forte incerteza, por possuirmos conjunturas onde as lógicas que organizam o campo político deixam de ser efetivas.” Há, para o professor, um problema para a política atual em entender como as crises se configuram frente a todo um novo contexto de funcionamento. “As instituições modernas tentaram prever e administrar crises como se fazia antigamente, mas deixam de entender que elas não podem mais ser manejadas como seriam antes.”

Participante da comissão organizadora do evento, Maia destacou ser essa uma ótima oportunidade para que as universidade da região tenham maior contato em torno das ciências sociais. “Acho que o ponto fundamental é essa possibilidade de congregar as universidades da região em torno de um evento comum. Cada uma está em um estágio diferente de desenvolvimento, mas conseguimos fazer com que tenhamos essa possibilidade de aliança.”

O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da UFV e a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – Campus Barbacena. A programação prevê apresentações de grupos de Trabalho (GTs) e outras mesas redondas.