Centro de Ciências sedia cineclube que faz parte da programação; outras atrações acontecem no DCE, nas faculdades de Direito e de Biologia e na Ágora (Foto: Ciro Cavalcanti)

Nesta quinta-feira, 25, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia a segunda etapa da “Caravana Darcy Ribeiro: Minas é o Brasil”. O evento, que reúne oficinas e debates, acontece, das 10h às 22h, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Faculdade de Direito e na Ágora, na Praça Cívica do campus. As inscrições são gratuitas, mediante retirada de entradas no Sympla.

Realizado através do Instituto Juventude (IJ) e da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG), a Caravana teve sua primeira edição na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no dia 16 deste mês. O encontro, incentivado pela Lei Rouanet, tem como objetivo entender a cultura como instrumento democrático de história, educação, respeito, diversidade e renovação. A programação inclui oficinas de libras, teatro, ginecologia autônoma, cineclube Darcy Ribeiro, beat box e capoeira.

“Projetos incentivados como a Caravana Darcy Ribeiro são uma excelente oportunidade de promover grandes encontros entre a cultura tradicional, e o que é produzido na cidade e na universidade. Encontros como este não acontecem naturalmente, e é fundamental que a gente consiga entender a importância da articulação desses atores”, ressalta Paulo Sérgio de Oliveira, presidente do Instituto Juventude.

A primeira mesa de debates “Brasil: Um Povo em Construção”, que acontece das 9h30 às 12h, contará com a presença do reitor da UFJF, Marcus David, e será composta pelos professores Eduardo Magrone e Gustavo Castañon, das faculdades de Educação e de Filosofia, da UFJF, respectivamente.

Para a participação, serão disponibilizados quatro tipos de entradas, sendo duas opções de palestras, uma para as oficinas e, uma de acesso às atividades culturais. O evento possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

Confira a programação

Debates
9h30 às 12h – Brasil: Um Povo em Construção
15h30 às 18h – Projeto Brasil e Universidade Pública