A observação de que pessoas hipertensas muitas vezes apresentam dificuldades no controle da pressão arterial, mesmo com o uso regular de vários medicamentos, foi o ponto de partida para a dissertação de mestrado do acadêmico Leonardo Ennes Carrilho. Na pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele analisou 326 indivíduos hipertensos com os objetivos de rastrear e de identificar a presença de fatores clínicos relacionados à Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS).

As pessoas que participaram do estudo são cadastradas em uma unidade de atenção básica de saúde do município de Ipatinga, Região Leste do Estado de Minas Gerais. De acordo com o acadêmico, a SAHOS é caracterizada pela ocorrência de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total da musculatura das vias aéreas durante o sono. A consequência destas obstruções é a redução (hipopneia) ou interrupção completa (apneia) do fluxo de ar apesar da manutenção do esforço inspiratório.

“Encontramos uma prevalência de rastreamento positivo para SAHOS de 86,5% na população estudada. Dos 282 indivíduos, apenas 7 haviam recebido, anteriormente, diagnóstico de SAHOS e apenas cinco receberam o tratamento adequado. Esse valor é muito significativo, pois demonstra a elevada prevalência e a negligência em relação à essa doença. Foi demonstrado, também, que a obesidade e o sexo masculino são fatores associados à ocorrência da SAHOS”, avalia Leonardo.

A professora orientadora da pesquisa, Isabel Cristina Gonçalves Leite, ressalta que a condição sob estudo é a principal causa de hipertensão e muito associada a quadros da doença resistente a tratamento. “O encaminhamento para o nível secundário de atenção é restrito e abordagem de custo elevado. Triar pacientes nessa condição para a tentativa de garantir integralidade na assistência é relevante para a atenção primária.”

Contato:
Leonardo Ennes Carrilho (mestrando)
lecarrilho77@gmail.com

Isabel Cristina Gonçalves Leite (orientadora – UFJF)
isabel.leite@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite – (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Danielle Teles da Cruz – (UFJF)
Prof. Dr. Ângelo Geraldo José Cunha – (IMES/UNIVAÇO)

Outras informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva