Supernova confecciona foguetes em miniatura, trabalhando desde a criação do projeto até a montagem do protótipo (Foto: Géssica Leine)

A equipe de foguetemodelismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Supernova Rocketry, participará do V Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba, entre os dias 26 de abril a 1º de maio. O evento possibilitará aos alunos de engenharia competirem com representantes de outras instituições do Brasil, além de levarem o nome da UFJF ao reconhecimento nacional.

Durante o evento, as equipes terão momentos de mostra com apresentação, banners e exposição dos minifoguetes, além de minicursos e lançamento de foguetes de diferentes categorias. Ao todo, 66 equipes participarão da competição, nas categorias de ensino fundamental, médio e nível livre, na qual a Supernova competirá.

A Supernova confecciona foguetes em miniatura, trabalhando desde a criação do projeto até a montagem do protótipo. No Festival de Minifoguetes, a equipe participará dos torneios em duas categorias: alcance de cem metros e de 500 metros.  A equipe está trabalhando no desenvolvimento de projetos que visam à construção de modelos capazes de atingir um apogeu exato de 50, 100, 200 e 500 metros. Segundo o presidente da equipe, Gabriel Rocha, a equipe está trabalhando nos últimos preparativos e testes para a competição. “Vamos competir com equipes fortes, que recebem alto investimento, ou seja, ficaremos realizados se atingirmos o pódio nas duas categorias de que participaremos.”

A Supernova Rocketry

Fundada em abril de 2015 por alunos da UFJF, sob orientação do professor do departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Washington Orlando Irrazabal Bohorquez, a equipe é composta por alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica, Civil, Sanitária e Ambiental, além dos cursos de Química e Artes e Design.

A organização da Supernova se dá por meio da administração de um presidente, do diretor de Finanças e Recursos Humanos, do diretor de Planejamentos, além dos gerentes dos setores de Aerodinâmica e Estruturas; Eletrônica; Marketing; e Materiais e Motores Combustíveis.

Por meio de pesquisas e estudos, os membros da Supernova Rocketry constroem minifoguetes de curto e longo alcance, a partir dos mesmos princípios conceituais de um foguete em tamanho real e apresentam seus resultados em competições. A equipe realiza seus projetos por meio de patrocínios, que auxiliam nas despesas com materiais necessários.

Outras informações: Supernova Rocketry

Instagram: @supernovarocketry