Obras de Sebastião Rocha Reis, o Pury, usam técnicas cubistas (Imagem: Pury)

Obras de Sebastião Rocha Reis, o Pury, usam técnicas cubistas (Imagem: Pury)

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe em sua Galeria de Arte, entre os dias 16 e 26 de abril, a mostra “Bambus”. A exposição é constituída de 19 pinturas retratando a planta. Utilizando acrílica sobre tela e acrílica sobre papel, Sebastião Rocha Reis (Pury) retrata em técnicas cubistas diferentes maneiras de representar a planta. O artista já expôs na casa.

Com essa série de pinturas, Pury inspira-se em situações da própria infância, uma vez que morava perto de um bambuzal, sempre prezando por destacar as cores, a forma e a geometria em suas pinturas.

As obras têm uma característica particular, uma vez que as molduras também são produzidas pelo artista, como forma de garantir que as composições sejam harmonizadas. Outro fator de destaque nos quadros é a preocupação do artista em utilizar tonalidades e cores semelhantes às de fotografias.

Além das pinturas, os visitantes podem ver uma escultura do artista, intitulada “Café da manhã”, composta por elementos característicos desse momento. As visitas mediadas ocorrem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

Sobre Pury

Natural de Cataguases, radicado em Juiz de Fora desde a década de 1980, o artista plástico Pury faz pinturas, esculturas, assemblages, objetos e fotografia. Expondo desde 1970, seja com trabalhos individuais ou coletivos, Pury esteve presente em galerias espalhadas pelo Brasil.

Tem obras compondo acervos variados, como o do Instituto Francisca Peixoto em Cataguases,da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Hotel Cataguases,da Prefeitura de Juiz de Fora, da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé de Serra (Acispes), além de clientes particulares.