Uma dissertação de mestrado realizada na Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva identifica e estabelece fatores de risco de queda em idosos. A pesquisa foi realizada com um grupo de 339 pessoas, com 60 anos ou mais, residentes na Zona Norte de Juiz de Fora. O estudo da acadêmica Aline Priori Fioritto evidencia o perfil de idosos com risco de queda aumentado e destaca que essas ocorrências estão associadas, em boa parte, ao sexo feminino, à idade mais avançada, à autopercepção de saúde negativa, à necessidade de ajuda para andar, bem como ao medo de cair.

Além de detectar o perfil desses idosos, o estudo sugere a utilização de instrumentos de rastreio adequados para a identificação dessa população. Aline explica que a queda é a segunda causa mais comum de morte entre idosos relatada no mundo, o que a torna um grande problema de saúde pública. Dessa forma, segundo ela, a identificação do risco de queda e dos fatores associados assume importante papel no planejamento de ações que promovam desfechos positivos.

De acordo com a pesquisadora, os idosos estudados na dissertação participaram do Inquérito de Saúde da População Idosa de Juiz de Fora. Como resultados da pesquisa, a acadêmica ressalta que a prevalência de baixo, moderado e alto risco de queda foi de 36%, 43,7% e 20,3%, respectivamente.

A orientadora da pesquisa, professora Isabel Cristina Gonçalves, ressalta a importância do trabalho, especialmente para esse grupo: “a queda é um condição que gera alta morbimortalidade em idosos. Assim, predizer características da população que está sob risco de queda torna-se relevante para proposta de políticas, capacitação de equipes multiprofissionais para o cuidado dirigido a esse grupo. Formas de rastreamento rápidas, acessíveis são interessantes para a construção de políticas públicas, intervenção precoce e abordagem holística.”

Contatos:
Aline Priori Fioritto
aline.priori.fioritto@gmail.com

Isabel Cristina Gonçalves Leite
isabel.leite@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite – (orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Danielle Teles da Cruz – (co-orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra (UFJF)
Profa. Dra. Silvia Lanziotti Azevedo da Silva (UNIFAL)

Outras informações: (32) 2102 – 3830 – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva