Atualização em 24/4/2019: A última entrada de visitantes foi alterada para 16h.

Número superou as expectativas da direção (Foto: Alice Coêlho)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 860 visitantes no último domingo, 14, primeiro dia de funcionamento normal do espaço. A visitação, que acontece em rodízio, acolheu 125 pessoas por vez.

De acordo com o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati, o número superou as expectativas. “Estávamos aguardando uma grande procura, mas não a esse ponto. Fiquei muito feliz em ver tantas pessoas interessadas em conhecer o Jardim. Mesmo num dia nublado, tivemos fila durante a manhã, e as pessoas estavam contentes com a abertura.” Ele explica ainda que o esquema de rodízio foi pensado para que a equipe possa dimensionar o processo de visitação, “entender quais são as demandas dos visitantes, o que mais procuram e pensar sobre a questão do lixo e da segurança para um melhor atendimento”.

Segundo o diretor, será lançado, em breve, um aplicativo para ajudar no registro de entrada das pessoas com o intuito de agilizar o processo. “A ideia é adequar a visitação num processo político-pedagógico. Precisamos ter um controle para não excedermos, inclusive, nossa capacidade de atendimento com monitores.

O lugar é muito grande, parece que estamos em outra dimensão, completamente fora da cidade”, surpreende-se Juliane (de mochila). (Foto: Alice Coêlho)

Acompanhada do filho de 2 anos e de uma amiga, a professora do ensino médio da rede pública de Juiz de Fora, Juliane Rocha Lara, fez questão de explorar o espaço no domingo. “Eu sabia que estávamos indo visitar um lugar diferenciado. Temos algumas opções de programação com paisagens verdes na cidade, mas quando estamos no Jardim, o contato é com a Mata Atlântica, é um lugar de contemplação da natureza, mas também de pesquisa.”

O passeio do trio durou duas horas e teve um tom contemplativo da natureza, com caminhadas, descanso na grama e reflexão. “A sensação de grandiosidade me impactou, por mais que eu tivesse acompanhado nas redes e lido os dados sobre o lugar, não tinha ideia até ver pessoalmente. Quero voltar para fazer um circuito maior, ir em outras trilhas. O lugar é muito grande, parece que estamos em outra dimensão, completamente fora da cidade”, surpreende-se Juliane.

O espaço é um dos últimos refúgios de Floresta Atlântica, em meio à área urbana e conta com acesso livre a cerca de dez hectares que incluem trilha, roteiros de visitação, lagos com decks, galerias de arte, bromeliário e orquidário com coleções botânicas.

Funcionamento

O funcionamento do Jardim Botânico no feriado da Semana Santa seguirá o calendário acadêmico da UFJF. A partir de quinta-feira, 18, o espaço ficará fechado, reabrindo para o público na terça-feira, 23.

O horário usual de funcionamento é de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h. O acesso é gratuito e não há necessidade de agendamento prévio para visitas espontâneas. O local tem capacidade de receber cem visitantes por vez, sem limite diário, além de turmas escolares com até 50 alunos e professores. Não há estacionamento no Jardim, e todo o trajeto interno é realizado a pé.