O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que os prazos para as submissões de Projetos de Monitoria – Acompanhamento Acadêmico acontecem até esta segunda-feira, dia 15, até as 20h, fim do prazo já prorrogado. As inscrições devem ser realizadas na Central de Atendimento (CAT). O edital, os formulários e os modelos podem ser acessados neste link.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, aponta que os projetos são uma maneira de acompanhar o ingresso e o desempenho estudantil durante a graduação, além de corroborar, mais diretamente, com o trabalho da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf). “Essa medida vem ao encontro de uma série de programações que favorecem a permanência e o êxito dos nossos estudantes. Por meio dela, podem surgir outras oportunidades, na medida que esses docentes apresentam projetos relacionados aos seus cursos. Essas ideias podem impactar e ajudar a compor uma política institucional de acompanhamento do desempenho discente.”

Os projetos serão selecionados por uma comissão constituída pela Pró-reitoria de Graduação e avaliados a partir do atendimento aos seguintes critérios: pertinência dos seus objetivos; clareza na definição dos objetivos, da justificativa e da metodologia da proposta de monitoria-acompanhamento acadêmico; e coerência entre os objetivos e a metodologia proposta. O resultado final será divulgado em 24 de abril, a partir das 15h, no site da Coordenação dos Programas de Graduação.

Projeto de Monitoria – Acompanhamento Acadêmico

O Projeto de Monitoria – Acompanhamento Acadêmico é caracterizado por estratégias de ensino e de aprendizagem em regime cooperativo, no qual, estudantes que desejam e/ou necessitam de assistência adicional em uma disciplina são auxiliados por monitores de acompanhamento acadêmico. A estratégia assim estabelecida deve ser supervisionada pelo professor, a quem compete salvaguardar a instauração de um clima dialógico-colaborativo, positivo e propositivo.

Outras informações: (32) 2102-3911 – Central de Atendimento (CAT)