O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta sexta-feira, 12, o seminário “Fórmula de Soluções: projeto de extensão” como parte da disciplina de Seminário da Pós-graduação. O evento ocorre às 10h na sala 308 do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e é aberto ao público.

Criado em 2018 pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonardo Costa, o projeto de extensão “Fórmula de Soluções” é um canal no Youtube com vídeos para auxiliar universitários a estudarem química. Nele, os alunos encontram explicações sobre a área de uma forma interativa, fácil e descontraída.

“Sou professor universitário a 6 anos. Ao longo desse tempo tenho percebido que os alunos ingressantes, os calouros, vêm com muitas dificuldades de química, física e matemática do ensino médio. Alguns deles inclusive não tiveram aulas de química no ensino médio.” Observando essas dificuldades, que levavam alunos a desistirem do curso, Costa criou o projeto.

“Já há um ano tenho sempre adicionado novos vídeos semanalmente. Os assuntos são geralmente pedidos dos alunos. Ainda tenho muito conteúdo de química para postar”, conta o professor que pretende ampliar o canal investindo em divulgação. “Em 2019, tenho ido a universidades e escolas de ensino médio para divulgar o projeto e mostrar como ele pode ser útil e ajudar os alunos no caminhar universitário e escolar.” O seminário na UFJF será a primeira divulgação do projeto fora do estado do Rio de Janeiro.

Além dos muros universitários

Visando atingir novos públicos, o professor desenvolveu quadros voltados para crianças e adolescentes, como o “Brincando de Química”, em que ensina “jovens cientistas” – nome pelo qual Costa se refere às crianças – a realizarem experimentos com utensílios de casa. “É para mostrar que qualquer um que tiver interesse em química pode realizar experimentos, inclusive explicando-os para a família e amigos. Tento mostrar aos alunos que química é divertida, interessante e agradável.”

Além do quadro, os vídeos de curiosidades também atraem a atenção de públicos diversos. “Essa é uma parte construída para os alunos que acham que química é algo muito difícil e complicada. Nela eu tenho vídeos como ‘A química do churrasco’, ‘A química do carnaval’, em que dou a aula com cada temática.”