A visita do professor foi possível graças a um convênio celebrado entre a UFJF-GV e a UST. (Foto: Sebastião Junior)

O Departamento de Educação Física conta com um importante reforço ao longo destas últimas semanas. O professor da Universidad Santo Tomás (UST) e da Universidad de Santiago de Chile (USACH), Esteban Ariel Aedo Muñoz está no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) ministrando aulas e realizando pesquisa. A visita do docente foi possível graças a um convênio celebrado no último ano, que permite o deslocamento de professores e alunos entre a UFJF e a UST.

Muñoz possui larga experiência no estudo de atletas de alto rendimento, atuando como avaliador do comitê olímpico do Chile e como chefe do laboratório do Ministério do Esporte daquele país. Além disso, é coordenador do programa de pós-graduação em Educação Física da UST. A principal contribuição de sua estadia no campus, segundo o chefe do Departamento de Educação Física, Ciro José Brito, foi “apresentar uma nova visão sobre a biomecânica no esporte” – área na qual o chileno é especialista.

O docente da universidade chilena ministrou aulas e realizou atividades de pesquisa. (Foto: divulgação)

O docente da UST avaliou positivamente a “conexão” entre as duas universidades. “Esse posicionamento em áreas de pós-graduação projeta o desenvolvimento em pesquisa e extensão, sendo a base dos pilares públicos no desenvolvimento das universidades deste tipo. O vínculo com a UFJF apresenta um enorme orgulho e desafios para o desenvolvimento de programas de mestrado e doutorado de alta qualidade e produtividade para a nossa universidade”, afirmou Muñoz.

A visita de Muñoz à UFJF-GV termina nesta quarta-feira, 10, mas o chileno deve retornar à universidade em junho deste ano para participação no 3º Seminário de Pós-Graduação em Educação Física.