Cerimônia ocorreu no Anfiteatro das Pró-reitorias (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Cerimônia ocorreu no Anfiteatro das Pró-reitorias (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Cinco novos professores foram empossados nesta terça-feira, 9, em cerimônia realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todos atuarão no campus de Juiz de Fora, no Instituto de Ciências Biológicas e nas faculdades de Engenharia, Medicina e Administração e Ciências Contábeis.

Conduzindo a cerimônia, a vice-reitora da UFJF, Girlene da Silva, deu as boas-vindas aos novos professores e enfatizou a importância da diversidade dentro do campus e a educação como única possibilidade para um país mais democrático e com respeito às diferenças. “Contamos com a contribuição de todos para que essa instituição continue se aperfeiçoando e sendo a melhor.”

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia de Oliveira e Castro, emocionou-se ao lembrar da sua própria posse. “Não tenho nenhuma foto do momento, mas lembro até da roupa que usava, pela importância do momento.” Aos novos professores, ela expressou a satisfação em fazer parte da instituição.

O membro do Conselho de Representantes da Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Rubens Luiz Rodrigues, falou sobre a importância de uma universidade laica e democrática.

O novo professor da Faculdade de Engenharia, Igor Delgado de Melo, conta que prestou dois concursos e chegou a começar a trabalhar em outra universidade federal. Quando foi chamado para a UFJF, não pensou duas vezes. “Entrei na Universidade em 2008, para a graduação, e saí em 2018, depois do doutorado.” Ele não escondeu que a sua primeira opção sempre foi a UFJF. “Quando recebi o resultado, foi um surpresa boa.”

Já a nova professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Mariana Camilla Coelho Silva Castro, trabalhava de contadora em uma outra universidade em Belo Horizonte. Quando o marido foi aprovado em um concurso para a UFJF, a meta de Mariana passou a ser morar em Juiz de Fora. “Durante dois anos, tivemos que conviver com a distância, as idas e vindas de uma cidade e outra. O concurso foi difícil, pois havia muita concorrência, mas tive sucesso na primeira tentativa.”

Foram também empossados na cerimônia os professores André de Camargo Guaraldo e Renato Christensen Nali, para o Departamento de Zoologia no Instituto de Ciências Biológicas e Diane Michela Nery Henrique para o Departamento de Clínicas Médica da Faculdade de Medicina.

Confira as fotos do evento.