Evento é aberto, gratuito e não necessita de inscrição prévia (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Com a proposta de discutir a formação docente inicial e continuada de alunos e professores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Docente, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o “Seminário dos Programas de Formação de Professoras e Professores da UFJF”. O encontro acontece nesta terça e quarta, 9 e 10 de abril, no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O evento é gratuito, aberto a todos os interessados no tema e não necessita inscrição prévia.

A programação tem início nesta terça-feira, 9, às 19h, com a palestra de abertura “Desafios à Formação no Contexto de Restrição Democrática e Ataque aos Direitos”, ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Carrano. Já o segundo dia fica por conta de debate sobre o filme “Nunca me Sonharam”, às 18h30, com o cineasta Cacau Rhoden e o professor da UFJF Cristiano Rodrigues.

A coordenadora institucional do Pibid da UFJF, Angélica Cosenza, ressalta a importância da busca por criar um espaço de socialização entre os envolvidos nos programas, a fim de articular a formação de professores. “A ideia é fortalecer a profissionalização docente em tempos em que essa carreira vem sendo atacada, desacreditada e, até, diminuída em sua função de constituição de sujeitos. Anunciar a escola como local de resistência, de produção de saberes, de sujeitos críticos com sonhos e perspectivas.”

O Pibid está ligado à formação de licenciandos de diversas áreas, e a Residência Docente é para professores já formados que vão atuar, prioritariamente, como bolsistas no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF ao longo de um ano. Sobre a importância de promover esse debate, uma vez que ambos os programas tratam da formação em momentos diferentes, ela acredita ser “necessário um processo de produção de diálogo entre a formação inicial e a continuada, entre o licenciando e aquele que já se formou”. Junto a isso, destaca que “os temas abordados no evento dizem respeito ao que significa o atual papel da escola básica e da formação diante de um ataque ao estado democrático de direito”.

O Seminário é realizado pela a Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Os programas

Criada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFJF para fortalecer a formação continuada de professores, a Residência Docente é um projeto piloto que teve início em 1º de abril de 2019. O programa conta com bolsistas residentes já licenciados que atuam em regime de dedicação exclusiva. A dinâmica das atividades permitem uma articulação entre professores de escola básica, como o Colégio de Aplicação João XXIII, e professores formadores.

Já o Pibid foi criado para desenvolver ações de estímulo à formação de professores no Brasil. Para isso, o Programa concede bolsas a alunos de licenciatura, que participam de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de Educação Superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. A iniciativa foi concebida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). Na UFJF, as atividades do Programa ocorrem desde 2009.

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação UFJF