A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre, nesta segunda-feira, 8, as inscrições para o processo seletivo simplificado visando a contratação, por tempo determinado, de um profissional técnico especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições serão realizadas somente via internet, até as 19h do dia 17 de abril.

O edital prevê a contratação de um profissional com ensino superior completo para atuação no campus Juiz de Fora em regime de 40 horas semanais. As atribuições do cargo incluem, dentre outras atividades, efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, traduzir e interpretar textos diversos e assessorar atividades de ensino, pesquisa e extensão. A remuneração do contratado será equivalente ao básico do cargo de técnico-administrativo em educação, nível de classificação E, nível de capacitação I, padrão de vencimento 1, previsto na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), Katiuscia Vargas Antunes, explica que a contratação de serviços de tradução e interpretação de Libras irá ampliar o atendimento da UFJF às pessoas surdas, além de ser uma exigência legal. “Aumentar a oferta de intérprete vai nos ajudar a atender um maior número de demandas institucionais com qualidade, otimizando o trabalho desses profissionais.” Katiuscia salienta que o contratado irá integrar o Núcleo de Intérpretes, vinculado ao NAI, e atuar em diversas atividades acadêmicas e pedagógicas, como interpretação e tradução de aulas, filmes e eventos.

Os interessados em participar do processo seletivo simplificado devem conferir todas as exigências do Edital nº32/2019.

Outras informações: (32) 2102-3944/(32) 2102-3283 – Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)