Documentário foi produzido a partir de uma pesquisa realizada em 14 escolas do Rio de Janeiro (Foto: Eduardo Santos/Divulgação)

Dificuldades e conquistas de jovens que percorreram caminhos diferentes até conseguirem se formar no ensino médio. Esse é o contexto do documentário  “Fora de Série”, produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro, e dirigido pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense Paulo Carrano. Nesta terça-feira, 9, o filme será apresentado no Instituto de Ciências Humanas (ICH), seguido de debate com o diretor. A exibição começa às 15h, sem necessidade de inscrição.

O longa-metragem é resultado de uma pesquisa com estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 14 escolas públicas do Rio de Janeiro. No filme, os jovens contam suas histórias de vida e suas relações com a escola. Os relatos expõem os desafios do processo da formação escolar e revelam os suportes encontrados pelos personagens, dentro e fora da escola, para concluírem os estudos.

O professor Paulo Carrano possui estudos e pesquisas com ênfase nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. Possui livros publicados e outros filmes produzidos com essas temáticas.

Segundo a organizadora do evento, professora Clarice Cassab, o objetivo é fomentar a discussão sobre a juventude no seu processo formativo, por meio desse grupo de jovens, que “têm uma experiência formativa diferente, marcada por mais dificuldades, mas também com muitas potencialidades e criatividade. E trazer essa reflexão para universidade.”

A atividade é promovida pelo Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação (NuGea) em parceria com Grupo de Pesquisa Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos (Gruppeeja) da UFJF.