Estudantes e profissionais ligados à área de saúde participam do congresso. (Foto: Maria Clara Leite)

Mais de 400 pessoas, entre estudantes de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, além de profissionais que atuam na área de saúde participaram, na última quinta-feira, 4, da abertura do 1º Congresso de Trauma e Emergência do Leste de Minas (Cotelm). Resultado de uma parceria entre as ligas acadêmicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e da Univale, respectivamente, Late e a Lacite, o evento vai discutir até este sábado, 6, os principais conceitos e atualizações em emergência traumática, cardiologia, cirurgia, neurologia, pneumologia, terapia intensiva e radiologia.

O destaque desse primeiro dia de congresso foi a participação de Antônio Onimaru e Thiago Calderan, expoentes nas áreas de atendimento pré-hospitalar e ensino e prática do atendimento em trauma e emergência. Os dois convidados participaram de uma discussão mediada pelo professor do Departamento de Medicina da UFJF-GV, Romeo Lages Simões, que também coordena a Late e a Lacite.

O destaque do primeiro dia do congresso foi a participação de Antônio Onimaru e Thiago Calderan. (Foto: Maria Clara Leite)

A estudante de Medicina da UFJF-GV, Letícia Martucci, considerou produtivas as atividades da última quinta. Segundo ela, as palestras abordaram “temas de grande relevância na prática da urgência médica de forma simples e esclarecedora”, permitindo que o público pudesse “acompanhar o raciocínio clínico sem perda da qualidade dos temas abordados.”

Para a presidente da Late, Samanta de Abreu Gonçalves, a expectativa é que as próximas palestras sejam “tão grandiosas” quanto aquelas que já foram ministradas até agora no congresso e que as pessoas saiam “satisfeitas pelo investimento que fizeram na atualização de suas formações.”

A programação desta sexta-feira, 5, traz o renomado cirurgião André Gusmão, cuja palestra vai abordar a importância da ultrassonografia em traumas decorrentes de situações de emergência. Ao final do evento, mais de 50 profissionais da área médica com atuação em diversas partes do Brasil terão dado sua contribuição para o congresso.