Semana Medicina Veterinaria

Sacvet tem programação prevista para o restante da semana, terminando no sábado, dia 6 (Foto: Alexandre Dornelas)

Os próximos dias dos graduandos em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de outras instituições de ensino da região serão movimentados com a realização da I Semana Acadêmica da Medicina Veterinária (Sacvet). Na manhã desta quarta-feira, 3, foi dado início ao evento em solenidade com integrantes do corpo acadêmico do curso e autoridades universitárias. A Sacvet tem programação prevista para o restante da semana, terminando no sábado, dia 6.

A mesa inaugural da primeira edição contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões; da diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Furtado; do coordenador do curso de graduação da Medicina Veterinária, Antônio Carlos Castro; da chefe do departamento do curso, Virgínia Mara Pereira; e da presidente do Diretório Acadêmico (DA) da Veterinária, Larissa Neto.

A pró-reitora de graduação, Maria Carmen Simões, destacou a participação dos estudantes e o engajamento da organização do evento. “Fico muito feliz com essa celebração, pois a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) tem acompanhado bem de perto o desenvolvimento do curso de graduação em Medicina Veterinária. É uma alegria enorme encontrar o auditório cheio de jovens tão envolvidos com as suas formações. São esses eventos acadêmicos que mostram aquilo que a Universidade constrói.”

O coordenador do curso, Antônio Carlos Castro, seguiu o discurso dos professores do departamento e celebrou a Sacvet como resultado do desenvolvimento da formação oferecida pela UFJF. “Esse evento está mostrando o amadurecimento dos nossos alunos, que organizam eventos mais complexos e tentam agradar a todos com palestras e oficinas. Eu tenho certeza que só o fato de a gente estar aqui já é um sucesso.”

Emocionada, a presidente do DA agradeceu a todos os membros da organização do evento e também aos professores atuantes do cotidiano do curso de Medicina Veterinária da UFJF, além de ressaltar a luta do Diretório pela igualdade e liberdade de gênero. “Aproveito a oportunidade para relembrar aos alunos da medicina veterinária que nós temos que lutar pelo nosso espaço, não só dentro da UFJF, mas na área em que pretendemos atuar. Para finalizar, gostaria de ressaltar uma frase: ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’.”

Logo após a solenidade de abertura, o médico veterinário José Carlos Neto, representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV – MG), apresentou a primeira palestra do evento (“Medicina Veterinária: muito prazer!”), que abordou as exigências do mercado profissional da área. Neto fez uma análise da evolução da profissão nos últimos anos.

O convidado aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da iniciativa dos organizadores e professores colaboradores do Sacvet, salientando a responsabilidade de criar uma tradição a partir da primeira edição do evento. “Essa primeira experiência é muito marcante, pois daí que vem a tradição. A experiência inicial bem feita, apesar das dificuldades, é o que vai determinar o sucesso ou não das edições posteriores”, ressalta.

A I Semana Acadêmica da Medicina Veterinária

Em sua primeira edição, a Sacvet – iniciativa do diretório da Veterinária – está sendo realizada em um momento especial para o corpo acadêmico da graduação em Medicina Veterinária da UFJF. No ano em que se completa seis anos da criação do curso, a primeira turma completará sua graduação ainda em 2019.

Segundo a diretora do DA, Larissa Neto, a iniciativa da promoção do evento teve como motivação a comemoração da formatura da primeira turma e será fundamental para a criação de uma identidade entre os alunos e os espaços da UFJF. “Com o evento, nós vamos construir uma tradição e mostrar a importância da Medicina Veterinária na região. Realizar a Sacvet no campus é uma maneira de criar uma identificação dos alunos com o espaço da Universidade”, destaca Larissa.

A acadêmica ainda destacou a montagem conjunta da programação do evento, a qual foi pensada de maneira a atingir aos diferentes interesses dos 240 acadêmicos participantes que, já nas vendas do primeiro lote, esgotaram todas as vagas disponibilizadas pela organização.

Confira a programação da I Semana Acadêmica da Medicina Veterinária, que vai até o sábado, dia 6.

Outras informações: Sacvet no Instagram