O curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu conceito 5 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Este é o conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação.

A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. As notas para o curso de Música foram 4,78; 4,89; e 4,33, respectivamente.

Segundo o diretor do IAD, professor Fabrício Carvalho, o resultado é fruto de um trabalho coletivo, “que envolve, especialmente, a coordenação do curso, que em uma avaliação desta natureza, é quem organiza todo o processo, além da Diretoria de Avaliação Institucional, que nos fornece todo o suporte. A nota máxima ainda se deve à competência e à excelência dos professores do Departamento de Música, que desenvolvem as atividades de ensino, pesquisa e extensão de uma maneira fantástica, com uma diversidade enorme de projetos. Paralelo a isso, estão a competência e a dedicação dos alunos, que são participativos e atuam, diretamente, nas ações do curso, com um envolvimento social muito grande”.

O coordenador do curso, Willsterman Sottani Coelho, afirma que a nota atribuída pelo Inep é uma foto da condição atual da Licenciatura em Música. “A beleza dessa foto depende, em essência, do espírito das pessoas que posam para a câmera – os agentes do curso -, dos próprios fotógrafos – o Inep – e, sem dúvida, de quem desfruta da foto – a comunidade. A ‘pose’, na verdade, é uma construção coletiva e esmerada, uma combinação singular de reflexões, esforços e produtos dos últimos quase cinco anos dos diversos agentes envolvidos: professores, técnicos, alunos, administração do IAD, administração central da UFJF e todos os outros órgãos que, de uma maneira ou outra, têm atendido ao curso. É claro que essa ‘foto’ não teria significado se nosso curso não estivesse totalmente inserido no contexto sociocultural regional, de cuja identidade a música é um traço inseparável.”

As instalações do Instituto de Artes e Design foram visitadas entre os dias 20 e 23 de março. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, afirma que a conceituação ganha ainda mais relevância, se considerado o atual momento vivido pelo país. “Mesmo em um cenário de crise, a reitoria e as pró-reitorias têm podido atender às demandas relacionadas à infraestrutura e ao apoio estudantil, garantindo o desenvolvimento de ações importantes no ensino, na pesquisa, na extensão e na cultura. Este resultado nos motiva a prosseguir trabalhando por uma educação pública, de qualidade e inclusiva. Temos muito a comemorar, com a certeza de estarmos no caminho certo”, avalia, acrescentando: “Com base em pareceres de avaliações anteriores, a Administração Superior tomou decisões importantes na distribuição de recursos, que foram da instalação do elevador à aquisição de bibliografia, além de equipamentos para laboratórios”.

A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen de Melo, também comemorou a notícia e elencou os esforços que possibilitaram o resultado. “Todo o empenho na aquisição da bibliografia, o modo de distribuição dos recursos para a compra de equipamentos, as cuidadosas orientações para construção e adequações do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), além da dedicação da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão para a instalação do elevador. Este é um trabalho de todos.”