Proposta é atender mulheres que percebem algum prejuízo no vício, sem que seja exigido que ela queira parar (Foto: Visualhunt)

Estão abertas as inscrições para acompanhamento psicanalítico individual e em grupo para mulheres usuárias de álcool e outras drogas no projeto de extensão Clarices, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para se inscrever no atendimento individual, é preciso entrar em contato com o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), deixar nome e telefone e aguardar retorno. Já o acolhimento em grupo acontece às sextas-feiras, às 14h, no CPA e, para participar, basta comparecer ao local, sem necessidade de realizar inscrição prévia. As atividades são gratuitas e é possível participar de ambas.  

A coordenadora do projeto, Claudia Ciribelli Rodrigues Silva, explica que a proposta é atender as usuárias de drogas que percebem algum prejuízo nessa ação. O atendimento é feito numa perspectiva psicanalítica de redução de danos, sem que seja necessário que a mulher queira parar o uso. Ela observa ainda que essa ideia se contrapõe à abstinência, adotada por outros modelos de tratamento. “A própria concepção de dano depende de cada sujeito. É claro que, se a pessoa quiser parar, isso não é um problema, mas não é uma exigência. O espaço pode contribuir para identificar o dano em cada caso, o acompanhamento é singular e acontece a partir do sujeito.”

De acordo com a coordenadora, a ideia para a iniciativa surgiu “a partir da fala de mulheres sobre espaços de tratamentos masculinos que, muitas vezes, não se sentiam à vontade para tratar de questões específicas do campo feminino, como maternidade, violência e sexualidade”. Atrelado a isso, Claudia destaca que o espaço é de escuta e que, muitas vezes, o sujeito chega a partir da questão da droga, mas que esse assunto, geralmente, “está articulado a várias outras questões, a outros sofrimentos, e que é importante falar deles também.  

Além dos atendimentos, o projeto busca promover uma articulação com os serviços do município que atendem o mesmo público, como o trabalho desenvolvido com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps ad), que encaminha casos para o Clarices. “Um dos objetivos é que possamos fazer visitas e intervenções com mulheres que estão também nessas redes”, esclarece Claudia.

O CPA fica localizado na Rua Santos Dumont 214, no Centro da cidade. Para se inscrever no atendimento individual, basta ligar no número (32) 3216-1029 e deixar nome e telefone. Algum membro da equipe irá retornar para agendar o atendimento.

Outras informações
(32) 3216-1029 – Centro de Psicologia Aplicada da UFJF