Segundo o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, é preciso repensar os dispositivos institucionais que atendem a comunidade trans (Foto: Alexandre Dornelas)

A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida servidores e estudantes transgêneros – que não se identificam com o gênero designado ao nascimento – para reunião na próxima semana, no dia 11 de abril.  A atividade será realizada das 9h às 12h, no auditório 2 do Centro de Ciências, no campus de Juiz de Fora.

O diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que o objetivo do encontro é aprimorar as Resoluções 06/2105 e 04/2017, do Conselho Superior (Consu) da instituição.

Ambos os dispositivos normatizam o uso do nome social – nome pelo qual as pessoas transgêneros preferem ser chamadas, em contraste com o oficialmente registrado ao nascimento, que não reflete a identidade de gênero – no âmbito da Universidade.

“Têm chegado à UFJF algumas demandas de estudantes trans não previstas nas resoluções vigentes. Esta reunião foi convocada para pensarmos o aprimoramento desses dispositivos, visando ao atendimentos das necessidades da comunidade trans”, destaca Oliveira.

O coordenador da Central de Atendimento da UFJF, Mauro Leopoldino, um dos idealizadores da iniciativa, acrescenta que a intenção é favorecer o acesso e a permanência das pessoas trans na Universidade. “A ideia é dialogar com a Diaaf e com a comunidade, para aprimorarmos o acolhimento e o atendimento da instituição, de modo que as pessoas transgêneros se sintam cada vez mais incluídas no ambiente acadêmico.”

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas