Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Edital 01/2019, lançado nesta segunda-feira, 1º, pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), oferece 12 vagas, destinadas a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial no campus-base da UFJF e que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Também é preciso ter grupo familiar de origem residente em município diferente da cidade de Juiz de Fora, além de não ter concluído outra graduação.

A oferta de vagas visa proporcionar aos alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica melhores condições de permanência na Universidade, por meio do acesso à Moradia Estudantil. São disponibilizadas oito vagas para o público feminino – sendo uma exclusiva para cadeirante – e quatro para o público masculino – sendo uma exclusiva para cadeirante – distribuídas nos dois edifícios da Moradia.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de abril e devem ser feitas exclusivamente via Siga, clicando no ícone “Apoio Estudantil” e da aba “Inscrição Moradia Estudantil”. Os estudantes que já possuírem avaliação socioeconômica do sistema de fluxo contínuo concluída e no prazo de validade não precisam apresentar nova documentação; já aqueles que não passaram por avaliação socioeconômica ou ainda não foram reavaliados no sistema de fluxo contínuo devem seguir os procedimentos descritos na Portaria nº 01/2019, disponível na página da Proae.

Ainda é preciso preencher o formulário socioeconômico no Siga e apresentá-lo, impresso e assinado, junto com a documentação comprobatória do grupo familiar de origem, conforme o Anexo II da Portaria nº 01/2019, até o dia 15 de abril. Vale ressaltar que a Proae já está atendendo em sua nova sede física, localizada no antigo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Seleção

A seleção dos candidatos será baseada na classificação socioeconômica do grupo familiar de todos os inscritos, conforme avaliação realizada pela Pró-reitoria. A classificação será definida pela ordem dos seguintes critérios:

I – perfil socioeconômico do grupo familiar;
II – menor renda per capita;
III – maior distância da residência do grupo familiar em relação à cidade do campus.

Os critérios de desempate obedecerão às situações estabelecidas no Regulamento Geral da Moradia Estudantil.

Resultados e reunião de ocupação das vagas

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 14 de maio, na página da Proae. A reunião para ocupação das vagas – que deverá ser realizada no dia 17 de maio, em local ainda a ser definido – possui caráter eliminatório e a não participação implica na desclassificação do aluno selecionado.

Serão convocados para a reunião os 12 primeiros estudantes classificados. A distribuição dos alunos nas vagas dos alojamentos da Moradia Estudantil será feita por sorteio, realizado pela Coordenação de Moradia Estudantil (exceto nas vagas exclusivas para cadeirantes).

O estudante que não ocupar a vaga para a qual foi sorteado no prazo de sete dias úteis, a partir da data do sorteio das chaves, perderá o direito à vaga. Após o sorteio, os alunos deverão assinar o termo de ocupação e, em seguida, receberão as chaves.

O aluno selecionado para ocupar a vaga na Moradia Estudantil também terá direito ao auxílio alimentação. Porém, aquele que ocupar a vaga na Moradia e estiver recebendo auxílio moradia e/ou auxílio transporte terá os auxílios cancelados, imediatamente.

Confira, aqui, a íntegra do Edital.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil