Buscando aproximar as mulheres cientistas do empreendedorismo e da inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) inaugura, na próxima terça-feira, 2, o Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela).

O evento de abertura da edição-piloto em Juiz de Fora ocorre no anfiteatro das pró-reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é voltado para mulheres bolsistas de mestrado ou doutorado. Porém, a professora Zélia Ludwig – responsável pela primeira conferência do Dela – contou estar chamando também suas alunas da graduação. “Empreendedorismo científico tem que começar cedo, e as meninas da graduação já enfrentam estes desafios para ingressar na pesquisa.”

Durante essa primeira conversa, Zélia irá falar sobre sua própria história, sobre os desafios e ferramentas que encontrou no seu percurso acadêmico. “Acho que contar um pouco sobre minha trajetória pode auxiliar as mulheres que estão se deparando com desafios similares. E, de certa forma, mostra as muitas possibilidades que existem para as pesquisadoras.”

Para Zélia, o Dela oferece um espaço importante para ampliar a presença feminina na carreira científica e em seus cargos de liderança. “Se houvesse eventos como o Dela quando comecei minha trajetória, talvez não estivéssemos enfrentando, hoje, os mesmos problemas de 20 anos atrás. O empoderamento feminino se dá com espaço de fala, com união e com oportunidades. Em workshops como o de terça-feira, teremos chances de convidar mais mulheres a reivindicar sua posição na Academia; além de mostrar as oportunidades que existem, mesmo que não estejam aparentes.”

Os workshops visam sensibilizar, inspirar e motivar as pesquisadoras a participarem do Dela. Por meio de histórias de sucesso como a de Zélia, as participantes poderão ampliar sua rede, tendo acesso a conteúdos sobre liderança, negociação e networking.

As inscrições para submeter projetos ao desafio abrem em abril. Os convites para participar do evento inaugural são gratuitos e podem ser reservados na página do evento. Além da conversa com Zélia, ocorre nesta terça-feira o primeiro workshop, das 15h às 17h, abordando empoderamento, comunicação e liderança feminina.

Edições-piloto do Delas ocorrem em outras cinco cidades mineiras: Belo Horizonte, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa.

Outras informações: Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela)