Professores, que vão atuar no campus sede, em Juiz de Fora, foram recepcionados pelo reitor Marcus David, diretores e pró-reitores (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta sexta-feira, 29, a cerimônia de posse dos novos servidores da Instituição. Ao todo, sete docentes tomaram posse, todos com atuação no campus sede em Juiz de Fora.

A solenidade, realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, começou com um vídeo de boas-vindas aos novos servidores e com a fala do representante da Associação de Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Augusto Santiago Cerqueira. O diretor falou sobre o funcionamento do sindicato, além de ressaltar o alto nível do serviço desenvolvido pela Universidade.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Katia Castro, ressaltou a importância do evento da posse, data marcante na vida do servidor público. Além disso, falou sobre o papel fundamental da classe. “Vocês hoje estão se tornando servidores públicos federais. Que façam essa missão com o objetivo de enobrecer a função. Entendemos que um professor ou um técnico faltando no departamento pode causar um grande prejuízo na área de ensino e pesquisa. Convido a vocês todos que continuem fazendo com que nossos alunos e colegas tenham orgulho de ser servidores da UFJF.”

O reitor Marcus David reiterou novamente a importância do ensino superior, destacando o papel fundamental dos docentes na defesa da universidade pública. “A grande defesa que podemos fazer é com a qualidade do nosso trabalho. Numa cidade como Juiz de Fora, a universidade pública tem um espaço fundamental na vida de nossa região”, ressaltou.

Expectativa
Um dos novos servidores é André Sidnei Musskopf, docente que atuará no Departamento de Ciências da Religião, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Formado em Teologia, o sul-riograndense, afirma estar entusiasmado com a nova casa. “Estou animado com a possibilidade de trabalhar aqui. Essa é uma nova etapa na minha vida pessoal com a mudança de estado, mas principalmente na carreira profissional acadêmica, buscando contribuir na área de religião com o conhecimento específico, mas também nas questões de gênero e sexualidade.”

Já Nadia Shigaeff, nova professora do curso de Psicologia do ICH, não esconde a animação com o novo ambiente de trabalho. “Estou muito feliz de vir para uma universidade do porte  da UFJF, com um grande time de profissionais de qualidade. Espero agora contribuir com a formação dos alunos e com os novos colegas de trabalho.” Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nadia trabalhou durante cinco anos Hospital Albert Einstein, além de ter sido docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Confira mais fotos da cerimônia