Evento é gratuito, mas interessados devem fazer sua inscrição preenchendo formulário online (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (Gepae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia seu cronograma de eventos em 2019 com a palestra Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental: diálogo entre a teoria e a vivência prática, ministrada pelo enfermeiro Cosme Rezende Laurindo. O evento acontece no dia 4 de abril, às 17h, no auditório da Faculdade de Enfermagem. As inscrições são realizadas gratuitamente por meio do preenchimento do formulário online.

A palestra, direcionada a estudantes e profissionais da área de saúde, visa debater e levantar pontos de avanço e desenvolvimento na enfermagem. A resolução nº 599/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), aprovada no ano passado, autoriza a norma técnica para atuação da equipe de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. Segundo Laurindo, a profissão tem ganhado evidência e se consolidado nessa área com diversas especificidades e que demanda do profissional reinvenção cotidiana de sua prática.

“Esse processo específico é recente, assim como é, relativamente, a reforma psiquiátrica, que paulatinamente vem sofrendo com retrocessos, intensificados no atual governo. Dessa maneira, os profissionais da ponta da assistência são agentes essenciais na empreitada da construção de conhecimento, com o dever de plantar sementes para que no futuro possam ser colhidas em forma de frutos da garantia da atenção psicossocial, sem esquecer a especificidade profissional.”

O palestrante se propõe a refletir e apresentar de que maneira a SAE dialoga com a saúde mental, tornando a vivência prática enquanto residente de saúde mental e os conhecimentos teóricos construídos nesse percurso transversais. “Não pretendo apresentar um produto pronto, nem penso em esgotar a discussão. Muito pelo contrário: tenho uma aposta em inspirar, provocar e levantar mais lacunas, para que haja mais profissionais engajados nesse processo.”

Cosme é formado em Enfermagem pela UFJF e residente em saúde mental pelo Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF), além de participar de grupos de pesquisa da área de saúde. O Gepae oferece, desde 2015, além das atividades científicas, eventos que contribuem para a formação dos profissionais de saúde e enfermeiros.

Ao todo, 200 vagas estão disponíveis para o evento.

Outras informações
Gepae