A Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) também é espaço para musicalidade! É o objetivo do Ponto do Samba, projeto que promove a Oficina Paticumbum: O ritmo das escolas de samba a partir do dia 1º de abril. As inscrições para a oficina vão até a próxima quarta-feira, dia 27, e as aulas serão realizadas nas segundas-feiras, das 18h30 às 2oh30, na Faefid.

Direcionado a pessoas com experiência na prática de instrumentos, as aulas gratuitas têm previsão de três meses de duração, abordando temas da história do samba e do carnaval; características rítmicas das escolas de samba cariocas; além de trabalhar com as técnicas dos instrumentos repique, surdo, caixa e tarol.

Para realizar inscrições prévias, os interessados devem enviar e-mail para o endereço oficina.paticumbum@gmail.com, contendo nome completo; data de nascimento; telefone; e a confirmação do e-mail para contato. A concretização das inscrições acontecem presencialmente na primeira aula, no dia 1º de abril.

Samba e Educação Física

Qual é a relação do samba – e das musicalidades, de um modo geral – com a Faculdade de Educação Física? Para o coordenador do Ponto do Samba e professor da Faefid, Carlos Fernando Ferreira, os ritmos possuem conversação direta com o campo de ensino por meio do lazer. “Pensando no papel de atividades culturais como a música e o próprio papel das escolas de samba enquanto locais de fruição desse tempo de lazer pela população, essas atividades são muito tematizadas pelo campo da Educação Física por meio da relação com os estudos do lazer. O Ponto do Samba também é vinculado à Faefid enquanto projeto de extensão, e a gente aborda o samba através desse elo da música com os estudos do lazer.”

Graduado em Educação Física e com mestrado e doutorado em Educação, Ferreira possui ligação profunda com o samba. Acompanhante assíduo do carnaval carioca, o professor é ritmista da Unidos de Vila Isabel desde 1997, desfilando com a escola anualmente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, tradicional palco do desfile competitivo das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Desse modo se deu a prática do pesquisador na manipulação dos instrumentos característicos das agremiações carnavalescas. “Minha aprendizagem em relação aos instrumentos das escolas de samba foi baseada no modo tradicional de se aprender a tocar esses instrumentos, que é através da história oral. Ainda hoje, grande parte do desenvolvimento e do ensino se dá através da cultura oral.”

A Oficina Paticumbum, segundo Ferreira, busca a especialização de pessoas que já tenham experiência na prática dos instrumentos, mas também dá ênfase historiográfica e cultural acerca do ritmo. “A oficina vai além do ensino e do aperfeiçoamento das técnicas, ela enxerga o samba de uma maneira mais geral, abordando a sua relação com a cultura brasileira.”

O Ponto do Samba

Criado em 2012, o Ponto do Samba é um movimento cultural apoiado por emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão. Com o objetivo de valorizar o samba e seus artistas, o projeto se tornou extensão da UFJF em 2014 e desenvolve eventos, pesquisas e oficinas sempre tendo o samba como tema central.

Outras informações: Ponto do Samba no Facebook e no Instagram