A próxima reunião do Fórum Regional de Economia Solidária, convocada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), debaterá a Reforma da Previdência e os impactos que ela pode causar aos trabalhadores autônomos. O encontro será realizado neste sábado, 23, das 8h às 17h, na Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont, na cidade de Santos Dumont. Na ocasião, serão discutidos ainda espaços para a comercialização dos produtos feitos por meio da economia solidária e a finalização do regimento interno do Fórum, que vem sendo discutido nas reuniões anteriores.

O fórum reúne trimestralmente coletivos de economia solidária, gestores públicos, trabalhadores e público em geral interessados em pensar sobre a geração de renda de trabalhadores em situação de desemprego ou com vínculos precários, que se apoiam na economia solidária. “A importância do evento é fomentar a discussão da economia solidária. Nossa ideia é apoiar a economia local e movimentá-la. Essa é uma forma de valorização da produção local, da cultura e dos trabalhadores”, destaca a consultora da Intecoop, Juliana Macário.

O Fórum Regional de Economia Solidária ocorre desde 2005 é um evento aberto, itinerante e permanente. Sua função é apoiar a articulação das demandas dos empreendimentos autogeridos. E tem como objetivo tratar de pautas como a discussão de políticas públicas para fomentar esse tipo de economia, espaços para a comercialização desses produtos, questões de gênero (já que a economia solidária é formada majoritariamente por mulheres) e outros assuntos pertinentes.

Atualmente 11 municípios da Zona da Mata Mineira estão envolvidos nesse projeto da economia solidária. Segundo a consultora da Intecoop, Juliana Macário, esse número ainda é baixo tendo em vista o tamanho da região. “Precisamos ter mais trabalhadores e grupos envolvidos nisso. É necessário articular propostas em que as iniciativas acontecem. Os trabalhadores da economia solidária complementam suas rendas ou vivem integralmente desse trabalho e não tem apoio de assessorias ou direito a crédito. Por isso precisamos de mais iniciativas e políticas públicas voltadas para o fomento dessa produção artesanal”, destaca a coordenadora.

A Intecoop

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é um programa de extensão da UFJF criado com o objetivo de fomentar empreendimentos ligados à economia solidária de Juiz de Fora e região e engajar mais pessoas nesta causa. No Fórum Regional de Economia Solidária a Intecoop é responsável pela secretaria executiva, disponibiliza ônibus para levar o público até o local dos debates e media as pautas discutidas durante os eventos.

Outras informações: (32) 3218-6963 – Intecoop