Em reunião ocorrida com a  participação da direção e coordenadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) deliberou a criação do Fórum Permanente de Educação em Engenharia. O órgão colegiado se constitui de um espaço de caráter consultivo, sistemático e coletivo de reflexão, debate e análise sobre as políticas e tendências da formação de engenheiros, bem como articulador de ações referentes aos cursos de Engenharia da Universidade.

Ao longo do semestre, o Fórum terá reuniões recorrentes e propõe iniciativas como a capacitação permanente prevista nas diretrizes curriculares. Além disso, pretende abrir a discussão sobre a legislação, enfatizando a relação entre as Leis de Diretrizes Curriculares, Bases de Educação em Engenharia (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais em Engenharia (DCNs); discussão sobre metodologias ativas; avaliação de cursos; e aprofundamento nas diretrizes curriculares e proposição de ações.

De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia, Marcos Borges, é necessário ressaltar que a educação em Engenharia é uma área de conhecimento que tem promovido discussões a longa data, tendo sido desenvolvida por meio de setores públicos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e grupos particulares ou da iniciativa privada como a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), formada por professores de Institutos Federais (Ifs), e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Nós consideramos que esse junção busca a evolução na formação de engenheiros. A partir dessas diretrizes, organizamos uma articulação interna com professores, coordenadores e direção. Com essa demanda oficial realizamos reuniões internas, após nos unimos à Prograd, e foram levantadas questões bastante produtivas que geraram uma série de eventos e concebeu a criação do Fórum que pretende conscientizar alunos e professores sobre o tema”, ressalta Borges.

Ampliar excelência e qualidade

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, destaca que a criação deste Fórum foi proposta em uma reunião da Prograd juntamente com a direção e coordenadores das engenharias, tendo como alicerce a discussão das novas diretrizes curriculares para estes cursos. “Esta é uma iniciativa de grande relevância porque representa a abertura de um espaço democrático para reflexões e debates entre os diversos atores. Certamente, esta proposição, para além de apenas adaptar os cursos às novas diretrizes, abre possibilidades de ampliar a excelência e a qualidade da formação na área. A Prograd se colocou à disposição para fomentar e contribuir no desenvolvimento desta iniciativa, vista por nós como de grande importância.”

O Fórum será composto por representantes da Prograd, direção e coordenadores dos cursos de Engenharia, do Instituto de Ciências Exatas  (ICE), da Faculdade de Educação (Faced), dos estudantes, e dos técnico-administrativos em educação (TAEs).

Outras informações: (32) 2102-3400 (Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

(32) 2102-3400 (Faculdade de Engenharia)