Centro de Ciências recebe palestra, conferência e visitas de alunos de escolas dos ensinos fundamental e médio (Foto: Ciro Cavalcanti)

O coordenador da Rede Nacional de Ciência para a Educação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lent, é o convidado desta sexta-feira, 22, da Semana do Cérebro 2019. Pela manhã, Lent ministra curso de extensão para professores do Mestrado Profissionalizante para Ensino de Biologia (Profbio). À tarde, realiza conferência, com o tema “O cérebro aprendiz” para um público de cem convidados.

A Semana do Cérebro 2019 trabalha o tema “Aprendizado, Memória e Criatividade” e tem como público-alvo crianças e jovens dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, e professores. Esta é a maior edição do evento na UFJF. Segundo o professor do Departamento de Fisiologia e Coordenador do evento, Rodrigo Hohl, “uma proposta mais ousada – com capacidade de público ampliada – só foi possível graças ao espaço do Centro de Ciências, que potencializa os eventos de extensão da universidade”.

O público nessa quarta e quinta-feira, 20 e 21, deve atingir cerca de 220 alunos das redes pública e privada de ensino. No sábado, 23, e no domingo, 24, o Centro de Ciências estará aberto para visitação espontânea à Semana do Cérebro 2019. No sábado, das 14h às 17h, e no domingo, das 9h às 12h.

Iniciativa internacional
A Semana está inserida em um contexto de nível internacional. A The Dana Foundation  – organização filantrópica privada com sede em Nova York – fomenta pesquisas de neurociência e trabalha em prol de uma educação da população sobre esse tipo de pesquisa e seu impacto na vida das pessoas. Com isso, a entidade incentiva a realização da Semana do Cérebro em todo o mundo.

Para falar sobre o cérebro, o evento usa uma linguagem metalinguística, ou seja, o próprio cérebro é usado para ensinar sobre ele. Para isso, são utilizadas peças anatômicas reais do acervo do Museu de Anatomia da UFJF, que atualmente está fechado para o público.

Na UFJF, o evento é realizado anualmente pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Neurociência (Gepen); Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) e Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações:
2101-3211 Departamento de Fisiologia da UFJF