Alunos do ensino médio ouviram palestra e fizeram tour pelo campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 41 estudantes da Escola George March, de Teresópolis – região serrana do Rio de Janeiro – no retorno do Programa de Visitas, nesta quarta-feira, 20. Durante o dia, alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio ouviram palestra sobre a Universidade, formas de ingresso, oportunidades, bolsas de pesquisa e extensão e fizeram tour pelo campus.

Mel Garbelini quer fazer Engenharia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Os alunos puderam trocar experiências com graduandos e professores da Universidade, assistir parte de algumas aulas e entender o funcionamento do ambiente universitário. A estudante do 3º ano, Mel Garbelini, que quer cursar Engenharia Mecânica, considerou a visita proveitosa. “Visitar a UFJF me mostrou outra visão sobre a faculdade e me deu novas perspectivas.”

Parte dos alunos foram recebidos no Instituto de Artes e Design (IAD) de uma forma bem característica: como os calouros. A professora Letícia Perani pediu que os potenciais universitários se sentassem nas escadas do Instituto e apresentou os cursos existentes, uma tradição no IAD que os estudantes puderam experienciar.

João Pedro ficou impressionado com a dimensão do campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

João Pedro Medeiros, de 15 anos, disse ter ficado impressionado com o tamanho do campus. “Eu já tinha ouvido falar que a universidade era grande, mas não sabia que precisava usar ônibus para andar aqui dentro.” O estudante do primeiro ano do ensino médio ainda não se decidiu sobre o que deseja cursar – se na área de exatas ou direito – mas mostrou interesse nas instalações da Empresa Júnior Porte.

Já a estudante do primeiro ano, Clara Liz Queiroz, comentou a dimensão da Universidade. “Você pode escolher qualquer curso que aqui provavelmente vai ter.” A estudante de 14 anos pretende ingressar na UFJF, fazendo os três anos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), mas ainda não decidiu qual área seguir.

Clara quer fazer o Pism e ingressar na UFJF (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O professor de matemática da Escola George March, Carlos José Lourenço, destaca a importância de familiarizar os alunos com o ambiente da universidade. “Nossa ideia é incentivar os alunos do primeiro ano para que eles se interessem pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto. Por ser um vestibular seriado é importante que eles tenham o interesse desde já e façam os três anos de prova.”

Como participar do Programa de Visitas?

O Programa de Visitas da UFJF é coordenado pela Diretoria Imagem Institucional da UFJF. Para participar, as escolas precisam fazer contato por telefone ou e-mail, agendar e programar o roteiro. Atualmente são disponibilizados 10 roteiros para a visitação, organizados de acordo com a logística estrutural da Universidade.  No ano passado, estudantes de mais de 60 escolas foram recebidos. As inscrições para primeiro semestre estão esgotadas, mas há lista de espera de escolas para a segunda metade do ano.

Programa de Visitas: visitas@comunicacao.ufjf.br ou (32) 2102-3966