(Clique para ampliar)

Oficinas, minicursos, debates e outras atividades com temas voltados para as mulheres serão oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir desta quarta-feira, 20. A programação foi construída pela própria comunidade, é gratuita e aberta ao público em geral.

O Mês de Atividades pelo Dia Internacional das Mulheres é uma iniciativa da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da UFJF em parceria com coletivos e entidades representativas da Universidade. Segundo a ouvidora especializada em Ações Afirmativas, no exercício da Diaaf, Cristina Simões Bezerra, o edital foi pensado como forma de valorizar as lutas das mulheres, abrangendo diversas áreas do conhecimento e experiências.

Em Juiz de Fora, nesta quarta-feira, 20, acontece o encontro do “Bela, Cientista e do Bar”, na Arteria e a “Oficina de bordado e representações do corpo”, no Instituto de Artes e Design (IAD). Em Governador Valadares, começa a exposição de poemas e textos de autoras nacionais e internacionais nos ônibus circulares.

A programação conta com iniciativas das ciências sociais, educação, saúde, entre outras áreas, e estende-se até o final do mês de março. Outro destaque é o ciclo de conversações “Corpos Negros Importam: gênero, raça, saúde e violência”, na Faculdade de Serviço Social, que marca o Dia Internacional contra Discriminação Racial, 21 de março. Na data, além dos debates, haverá apresentação teatral do grupo “As Ruths”.

Juiz de Fora

DATA: 20/03/2019 e 26/03/2019
HORÁRIO: Das 19h às 21h30
LOCAL: Bistrô Arteria (Rua Oswaldo Aranha, 535 – São Mateus)
PROPONENTE: Ciência ao Bar (o Ciência ao Bar é um projeto de extensão da UFJF)
ATIVIDADE: “Bela, Cientista e do Bar”.

DATA: 20/03/2019
HORÁRIO: Das 14h às 18h
LOCAL: Sala 108 do Instituto de Artes e Design (IAD)
PROPONENTE: Marina de Aguiar Casali Dias (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens)
ATIVIDADE: Oficina de bordado e representações do corpo: lugares e modos de fala.

DATA: 21/03/2019
HORÁRIO: Das 9h às 12h; das 18h45 às 19h15 e das 19h20 às 22h
LOCAL: Auditório Serviço Social da UFJF
PROPONENTE: Prof. Marco José de Oliveira Duarte
ATIVIDADE: Ciclo de conversações: Corpos Negros Importam: gênero, raça, saúde e violência – 21 dias de ativismo contra o racismo.

DATA: 22/03/2019
HORÁRIO: Das 14h às 18h
LOCAL: Concha Acústica – Praça cívica UFJF
PROPONENTE: Ana Clara Candiá Gama (Estudante de Medicina da Faculdade Suprema)
ATIVIDADE: Oficina: Resgate de sabedoria da natureza cíclica feminina.

DATA: 22/03/2019
HORÁRIO: Das 19h às 21h
LOCAL: Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) – UFJF
PROPONENTE: Maria Helena Cruz (Aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas/ ICH / UFJF; Pedagoga)
ATIVIDADE: Palestra: o “SER” Feminino: Conjunções sócio biológicas do ser mulher em uma sociedade patriarcal.

DATA: 25 e 26/03/2019
HORÁRIO: De 18 às 22h
LOCAL: Anfiteatro João Carriço (antiga prefeitura. Av. Rio Branco, 2.234 – esquina com Rua Halfeld – Centro – Juiz de Fora)
PROPONENTE: Naiara Santos, Jéssica Martins, Jerusa Paulino, Denise Nascimento e Giovana Castro
ATIVIDADE: Minicurso Intelectuais Negras.

DATA: 28/03/2019
HORÁRIO: Das 13h30 às 18h
LOCAL: Sala Paulo Freire – Faculdade de Educação – UFJF
PROPONENTE: Iuli do Carmo Melo (Coletivo de Mulheres Marielle Franco)
ATIVIDADE: Oficina: Educação Sexual em Diálogo: Masculinidades, feminilidades e a desnaturalização da violência sexual contra as mulheres.

DATA: 29/03/2019
HORÁRIO: Das 14h às 16h
LOCAL: Anfiteatro 2 do Centro de Ciências
PROPONENTE: Rebecca Mcauchar e Silva (Estudante de Ciências Biológicas da UFJF. Bolsista do CNPQ)
ATIVIDADE: Mesa-redonda: Somos Todas Mamíferas, um paralelo entre Gravidez, Mercado de Trabalho e o Mundo animal.

Campus Governador Valadares
DATA: Entre 20 e 30/03/2019
PROPONENTE: Flávia Carvalho (produtora cultural) e Aline Costa (bibliotecária)
ATIVIDADE: Exposição permanente nos ônibus que circulam entre os espaços da UFJF-GV