Luana Alencar defendeu a dissertação “DOS EXCESSOS CONTEMPORÂNEOS: os discursos de si sobre o uso problemático de drogas, em blogs pessoais” na Faculdade de Comunicação da UFJF (foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de refletir sobre a temática das drogas a partir dos discursos produzidos por pessoas que dizem ter problemas com o uso de substâncias ilícitas, a acadêmica Luana Luciana Ribeiro de Alencar desenvolveu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ideia foi verificar como se constituem as narrativas de si desses usuários na ambiência midiática de blogs pessoais na Internet.

De acordo com Luana, a discussão visa traçar um percurso histórico de como as drogas vêm sendo significadas e ressignificadas no contexto brasileiro e entender como esse fenômeno impacta a sociedade contemporânea. “A partir da análise de três blogs, a intenção foi entender como a ambiência midiática atua na vida das pessoas que fazem uso problemático de drogas. Buscamos mapear as formações ideológicas, que procederam a uma tematização diacrônica sobre a política de drogas no Brasil e descrever o surgimento e o funcionamento do blog como instrumento para a escrita de si”.

A acadêmica percebeu que os blogs analisados, muitas vezes, funcionam como um ambiente de restituição de sentidos, ajudando na recuperação dessas pessoas. “Em muitos trechos das postagens, os usuários reiteram que se não fosse o blog e a troca de informações com os seguidores, eles não teriam se recuperado”. Segundo Luana, foi possível identificar discursos da revolta e apatia por parte dos sujeitos analisados. “Observamos também o quanto os discursos religioso, seja pela crença em um poder superior ou pela autoculpabilização, e biomédico atravessam, majoritariamente, a visão sobre si dessas pessoas”.

Luana conta que o interesse pela temática surgiu de uma inquietação a respeito da forma estigmatizada como os usuários de drogas são vistos pela sociedade. “Na adolescência eu li livros sobre o assunto e, na graduação, realizei uma análise da  posição-sujeito do usuário de cocaína no jornal Folha de S.Paulo. Depois dos resultados de como a grande mídia enxerga esses usuários, senti um incômodo. Por isso, busquei ir aos discursos dessas pessoas para entender como elas se enxergavam”.

O professor orientador do trabalho, Wedencley Alves, explica que, como a comunicação é algo que perpassa todos os grupos sociais, sobretudo a partir das redes criadas no ambiente da web, não tem como ignorar que é possível enxergar os sofrimentos e dores contemporâneas como um fenômeno comunicacional. Para ele, a pesquisa realizada cumpre um papel de escuta discursiva. “O trabalho busca trazer os dramas de jovens na condição de adictos de drogas para o centro da questão comunicacional. Isso mostra que nós, da Comunicação, temos algo a dizer quando alguém se dirige à ambiências midiáticas para falar sobre si. O mérito da Luana é conseguir fazer um desmembramento dos discursos que perpassam essa auto-imagem e do fenômeno da adicção às drogas”.

Contatos:
Luana Alencar – (mestranda)
alencarlr@hotmail.com

Wedencley Alves (orientador – UFJF)
wedencley@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Wedencley Alves (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Teresa Cristina da Costa Neves (UFJF)
Profa. Dra. Katia Lerner  (Fiocruz)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação