Fernando Fagundes é formado em Letras, mas aos 57 anos decidiu cursar Geografia (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Quem não passou até a segunda reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve mais uma chance  para ingressar na Universidade Federal de Juiz de Juiz de Fora (UFJF). Nesta terça-feira, dia 19, os novos universitários entregaram os documentos para matrícula no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e já começam a participar das aulas dos mais variados cursos. Na quarta, dia 20, outros ingressantes também efetuarão matrícula

Fernando Fagundes, 57 anos é formado em Letras, mas decidiu fazer mais uma graduação, desta vez, Geografia. “Eu estou próximo de me aposentar e achei interessante ter um outro curso superior.” A volta aos estudos também aconteceu com William da Silva, 60, que se matriculou em Filosofia por um motivo simples. “Eu amo filosofia e tenho vontade de estudar, sempre quis fazer faculdade para fechar o ciclo.”

Aos 60 anos, William da Silva se matriculou para cursar Filosofia (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Ana Paula dos Santos, 18, veio cursar pPicologia na UFJF com muitas referências. “Eu sou de uma cidade pequena e lá todo mundo adora essa universidade, tem muitas pessoas de São Vicente (MG) que estudam aqui. Desde o nono ano eu já pensava em fazer o Pism, passei pelos três módulos e fui selecionada agora. Eu fiquei muito feliz porque era o que eu queria”. A estudante  não é a única que vibra com o ingresso na UFJF. Igor de Oliveira, 24, já cursou um período de Odontologia em outra universidade, mas agora foi selecionado pelo Sisu para fazer o curso na UFJF. “ É uma boa universidade, minha irmã já cursou Odontologia aqui e tenho boas referências.”

A expectativa pela conquista não é restrita aos novos alunos da Universidade. Ansiosos, os pais de Pedro Gabriel Gouvea, esperavam o filho para comemorar. Para a mãe, Roziléia Cristina Gouvea, entrar na universidade foi mais fácil do que ela esperava. “Ele saiu do terceiro ano e passou para Estatística sem fazer cursinho, ele é muito inteligente.” O pai, Rubens Esteves Reis, cursou Farmácia na UFJF e comemora a conquista do filho. “Eu acho que ele está muito bem encaminhado, pelo que a UFJF representa. É uma das universidades mais conceituadas do Brasil e eu estou muito satisfeito de ele ter entrado.”

Rubens Reis e Roziléia Gouvea acompanharam  o filho Pedro Gabriel  (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Reclassificações

Nesta quarta-feira, dia 20, será divulgado mais um edital de reclassificação e outro de antecipação de matrícula. A pré-matrícula on-line deste quarto edital de reclassificação acontecerá  do dia 20 até o dia 22, e a matrícula presencial está prevista para os dias 26 e 27, podendo sofrer alterações. Os candidatos devem ficar atentos às datas e aos documentos que devem ser apresentados.

Outras informações: (32) 2102-3733 (Cdara)