Iniciativa, desenvolvida por alunos de Engenharia Civil, visa desenvolver capacidade lógica e analítica dos estudantes e ensiná-los sobre formas de investimento (Foto: VisualHunt)

Está aberto o processo seletivo para primeira Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, desenvolvida pelos alunos do curso de Engenharia Civil, realiza encontros nas salas das faculdades para discussão dos temas estudados entre os membros. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 26.

A Liga surgiu em 2018, quando um grupo de alunos sentiu a necessidade de se aproximarem do mercado financeiro. Segundo a diretora administrativa Caroline Gonçalves, o objetivo do projeto é desenvolver a capacidade lógica e analítica dos estudantes, e ensiná-los a respeito das diversas maneiras de investir o dinheiro, preparando-os não só para o mercado de trabalho, mas também para gerenciarem suas finanças pessoais.

Nesse sentido, o processo seletivo foi aberto para continuar o trabalho de estruturação e desenvolvimento do projeto. Podem se inscrever alunos da UFJF, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia e Matemática, a partir do primeiro período. Para isso, é necessário preencher o Formulário de Inscrição e seguir as instruções do Manual do Candidato.

Os aprovados poderão atuar em uma das quatro áreas de pesquisa do projeto: Operação, voltada para métrica do mercado financeiro, análises técnicas e fundamentalistas; Finanças pessoais, de educação financeira, maneiras de utilização eficiente de recursos e formas de se adquirir renda extra; Mercado de trabalho: voltada à atuação como agente do mercado, por meio de estudos necessários para adquirir certificações; e Produtos financeiros: produtos de rendas fixa e variável.

Segundo Caroline, após a aprovação no processo seletivo, será feito um direcionamento para áreas de maior interesse do novo membro. A partir daí, ele irá estudar temas relacionados à área, seguindo uma periodicidade definida por todos os participantes. “Paralelamente a esse estudo, montaremos um material que será utilizado para a realização de minicursos.”

O oferecimento de minicursos e capacitações da comunidade é o outro braço do projeto. “Ainda que outros cursos não sejam abrangidos no processo seletivo, à medida em que o grupo avançar nos estudos, pretendemos oferecer minicursos, pois o nosso principal objetivo é fazer com que todos, membros da Liga ou não, entendam sobre o mercado financeiro. Queremos ser o suporte dessas pessoas, disseminar conhecimento para que elas possam decidir qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil.”

Outras informações
Liga de Mercado Financeiro – UFJF