O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital para realização do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2019/1). Neste ano, pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será um dos postos aplicadores do exame. As inscrições serão realizadas, via internet, desta segunda-feira, dia 18, até o próximo dia 28, e as provas acontecerão entre 28 e 30 de maio.

O Celpe-Bras 2019/1 será aplicado em postos no Brasil e no exterior. Em Juiz de Fora serão oferecidas 20 vagas. Segundo a professora responsável pela aplicação do exame na UFJF, Denise Barros Weiss, a participação da instituição é fruto do trabalho de internacionalização que vem sendo desenvolvido. “Oferecemos cursos de português para estrangeiros há muitos anos, em forma de projetos de extensão. Entrar para o mapa das universidades que aplicam o Celpe-Bras só consolida os esforços que realizamos ao longo dos anos e fecha um ciclo importante de ensino, pesquisa e, agora, avaliação.” Além disso, para Denise, é a oportunidade de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no ambiente acadêmico. “Com certeza vai dar visibilidade para as nossas ações com estrangeiros na Universidade. E isso pode abrir portas para novos programas.”

As inscrições são abertas ao público e todos os interessados poderão realizar o exame na UFJF. Entretanto, os estrangeiros que possuem vínculo com a instituição, será oferecido um curso preparatório no âmbito do Idioma Sem Fronteiras. Denise explica que serão dois módulos com 16 horas cada um. “Um módulo será voltado para a parte oral e outro para a escrita. Isso faz com que o aluno seja formado de maneira mais completa, como o exame exige”. As datas de divulgação da inscrição do curso, bem como início das aulas, serão divulgados em breve.

O exame

O Celpe-Bras tem como principal finalidade possibilitar a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa. É desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), sendo o único certificado de proficiência em Português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo Governo do Brasil. É aceito como comprovação de proficiência no uso da Língua Portuguesa pelas Instituições de Ensino Superior (IESs), destinado a brasileiros e a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)