Área devastada pela onda de rejeitos no bairro Parque Cachoeira em Brumadinho (Foto: Mária Otávia Rezende/UFJF)

Projeto discute ainda questões atuais, como o gerenciamento do desastre em Brumadinho, a partir da análise das ações dos órgãos responsáveis (Foto: Mária Otávia Rezende/UFJF)

Os conceitos relacionados aos riscos geotécnicos, hidrológicos e em barragens estarão em destaque nesta terça, 19, e na quarta-feira, 20, datas em que acontece o curso de Mapeamento de Áreas de Risco com aplicativo Álea. O evento acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo é discutir a aplicabilidade do aplicativo de mapeamento de áreas de risco Álea, desenvolvido completamente por meio de projeto de extensão da UFJF. O curso será realizado presencialmente pela primeira vez, após a edição de 2018 ter sido feita à distância com o apoio do Centro de Educação à Distância (Cead).

Voltado principalmente para bombeiros, profissionais da defesa civil e integrantes da comunidade interessados no assunto, o projeto de extensão não se restringe à ferramenta desenvolvida na Universidade, e discute aspectos gerais como o mapeamento de áreas de risco e questões atuais, por exemplo o gerenciamento do desastre em Brumadinho, a partir da análise das ações dos órgãos responsáveis.

Também haverá uma atividade de campo na qual os participantes do curso e os professores integrantes das mesas de discussões irão para o Bairro Três Moinhos, Região Leste de Juiz de Fora, para trabalhar com os dados do aplicativo Álea em situações reais de possíveis escorregamentos de encostas.

Parceria
O evento conta com a parceria dos desenvolvedores do Sistema Álea com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A parceria com os Bombeiros já é antiga, datando de 2013, e surgiu a partir da necessidade do projeto e do próprio CBMMG. De acordo com o coordenador do curso de extensão e professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Jordan Henrique, “o trabalho em conjunto remonta a meados de 2013, quando tivemos os primeiros projetos com o Corpo de Bombeiros. Naquele momento, estávamos fazendo o mapeamento de cidades próximas, como Bicas e Rio Preto, e então vimos que era necessário fazermos uma capacitação da questão do mapeamento, tanto para as equipes do Corpo de Bombeiros, quanto para as prefeituras dessas cidades”, explica.

Para o coordenador, o projeto possibilita o cumprimento da função da UFJF como agente causador de mudanças na sociedade externa. “Estamos cumprindo o nosso papel social enquanto transformador da realidade local, tanto de Juiz de Fora como do entorno, e até mais do que isso, já que nosso projeto compreende o mapeamento de 144 municípios. Então mostra a possibilidade de a gente, enquanto Universidade, apoiar esse tipo de situação visando a segurança da população”, destaca.

O Aplicativo
O aplicativo Álea surgiu após a realização de um projeto de extensão em 2017. Como produto do programa, surgiu a ferramenta a qual cria uma base cartográfica de informações sobre áreas que possuem riscos como queda de encostas e inundações. Também foi feita a produção de um livro trabalhando os conceitos e as informações tratadas no desenvolvimento do aplicativo.

Confira a programação do curso de extensão.

Outras informações:
(32) 2102-6898 (Faculdade de Engenharia – UFJF)