A acadêmica Tassiana Aparecida Hudson constatou que o programa “O corpo em questão” é válido para prevenir diversos fatores de risco associados a transtornos alimentares em mulheres jovens brasileiras. O resultado foi obtido por meio da dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Tassiana explica que o programa intitulado “O corpo em questão” é uma adaptação feita pela doutora em Psicologia da UFJF, Ana Carolina Soares Amaral, para adolescentes brasileiras, do programa Body Project, originalmente desenvolvido por Eric Stice, Paul Rohde, Heather Shaw. O processo consiste em uma intervenção preventiva para redução dos fatores de risco dos transtornos alimentares, como a internalização do ideal de magreza e a insatisfação corporal. “Ele se baseia na teoria da dissonância cognitiva, que diz respeito à reformulação de pensamentos e atitudes para mantê-los coerentes entre si. Assim, o programa pretende provocar mudanças cognitivas relacionadas à aceitação corporal.”

Foram recrutadas, por meio de folders, mulheres, entre 18 e 30 anos, matriculadas em cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Sudeste MG). A pesquisadora esclarece, ainda, que a dinâmica do programa funciona em 4 reuniões de uma hora, uma vez por semana, durante um mês. As sessões são realizadas em grupos fixos, que variam de 5 a 8 integrantes. “Nesses encontros ocorrem discussões em grupo e atividades semanais são passadas para serem realizadas em casa, com o intuito de proporcionar engajamento com o conteúdo do programa”, detalha Tassiana.

De acordo com a acadêmica, a intervenção “O corpo em questão” é uma importante iniciativa para a prevenção. “Os resultados indicaram que as atividades realizadas aumentaram a autoestima das mulheres submetidas à intervenção e reduziram a insatisfação corporal, a influência sociocultural da mídia, a internalização do ideal de magreza, as atitudes alimentares inadequadas e os sintomas depressivos.”

Contatos:
Tassiana Aparecida Hudson (mestranda)
tassianahudson@hotmail.com

Maria Elisa Caputo Ferreira (orientadora – UFJF)
caputoferreira@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Caputo Ferreira (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Soares Amaral (IF Sudeste MG – Campus Barbacena)
Prof.ª Dr.ª Fabiane Frota da Rocha Morgado (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3291 –  Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFJF