Com o objetivo de discutir a mídia e o papel da imprensa como ator político, o I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente traz a temática “Mídia, Eleições 2018 e Governabilidade: estratégias eleitorais e campanha permanente” para o centro do debate. O evento, que será sediado pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorre entre os dias 27 e 28 de março e tem inscrições abertas para submissão e apresentação de trabalhos.

O edital para submissão de trabalhos está aberto e as inscrições estarão disponíveis até o próximo dia 22, sendo realizadas por meio do envio de resumo expandido da pesquisa que será exposta. Os grupos de trabalhos que irão permear o evento são: Campanha permanente e comunicação governamental; Propaganda política e marketing eleitoral; Jornalismo político e eleitoral; Imagem, opinião pública e democracia; Mídia, personalismo e lideranças políticas; e Pesquisas no âmbito da graduação. Os trabalhos aceitos serão divulgados até o dia 8 de outubro. As inscrições para ouvintes também estão disponíveis. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line.

Segundo um dos organizadores do evento, o professor Paulo Roberto Figueira Leal, a ideia é reunir pesquisadores de comunicação política para refletir acerca da centralidade do ambiente comunicacional contemporâneo na compreensão do fenômeno da política. “Seja no ponto de vista eleitoral ou na relação do governo com a sociedade, a comunicação está, cotidianamente, presente na vida das pessoas e dos atores políticos que, mesmo quando já exercem cargos públicos, estão em constante processo eleitoral.” O professor explica que um dos temas propostos para discussão no evento é o conceito de campanha permanente. “Devido à centralidade da comunicação na construção e na divulgação de uma imagem política, visando as eleições, não faz mais sentido separar a comunicação do governo da comunicação de campanha, uma vez que este processo se dá continuamente.”

Durante os dois dias, o simpósio, que acontece pela primeira vez, pretende se aprofundar  no conceito e debater a temática. Para isso, contará com palestra, mesas de conferências e apresentações de trabalhos. Dentre os palestrantes confirmados estão os professores Afonso de Albuquerque (UFF), referência nacional em comunicação política, Kelly Prudêncio (UFPR), Arthur Ituassu (PUC-Rio) e Iluska Coutinho (UFJF), que discutirão sobre o papel da imprensa na disputa eleitoral de 2018; e os professores Marco Roxo (UFF); Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF) e Vera Chaia (PUC-SP), que abordarão os conceitos de governança e campanha permanente.

O I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente é uma iniciativa realizada por meio da parceria entre os programas de pós-graduação em Comunicação da UFJF (PPGCom UFJF) e da Universidade Paulista (Unip).

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Comunicação – (32) 2102-3616