Pesquisadora Brenda Porto foi convidada pelo Programa de Pós-graduação em Química para divulgar o projeto Química Faz Bem! (Foto: Gustavo Tempone)

O projeto Química Faz Bem! foi o tema do seminário realizado nesta terça, 12, na pós-graduação em química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brenda Porto, foi convidada para divulgar a iniciativa que, sob sua coordenação, busca aproximar a comunidade da produção científica das universidades, viabilizando um debate entre sociedade e cientistas.

Segundo a professora, ao discutir a relevância da universidade, foi destacado o distanciamento entre o conhecimento gerado nas instituições de ensino e pesquisa e os cidadãos. “Assim nasceu a ideia de mostrar os resultados dos trabalhos da química para a população de Belo Horizonte”, afirmou. O projeto Química faz bem! foi idealizado por alunos da UFMG preocupados com políticas públicas de grande impacto negativo para o funcionamento da instituição e, consequentemente, para o avanço científico e o pouco envolvimento social nessas questões.

A iniciativa prevê levar pesquisadores da área da Química para uma praça com o intuito de conversar com as pessoas frequentadoras do local. Essa aproximação interpessoal tem o intuito de humanizar o cientista e responder as reais questões da comunidade em relação a essa área. Desmistificar o que é a química e o com o que os profissionais dessa área trabalham é uma necessidade emergencial para esclarecer a população sobre assuntos que estão diretamente ligados ao seu dia a dia.

A intenção é que o projeto cresça e chegue a outras universidades. “O objetivo é conseguir uma rede sólida de divulgação do que acontece nos cursos de química para que as pessoas entendam como é importante financiar a pesquisa no Brasil”, disse Brenda, que é ex aluna da UFJF. A pesquisadora veio a convite da professora e coordenadora dos seminários de pós-graduação em química, Denise Lowinsohn, para dialogar sobre a possibilidade de a UFJF encampar também o projeto a Química Faz Bem!.

Uma das dificuldades que a iniciativa enfrenta em Belo Horizonte é a falta de divulgação midiática. Sendo assim, Denise ressalta a importância do apoio da mídia para o sucesso do projeto em Juiz de Fora. “Geralmente os nossos projetos têm recebido atenção da mídia local, espero que isso seja potencializada caso nosso departamento decida organizar uma edição do Química Faz Bem!”.

A estreia da iniciativa foi na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e, devido ao resultado positivo, o Museu das Minas e do Metal cedeu espaço para a segunda edição e receberá a terceira no dia 15 de junho. A escolha da data foi em função da proximidade da comemoração do dia do químico, que acontece no dia 18 do mesmo mês.

Outras informações sobre a realização do projeto estão disponíveis no facebook