oportunidades1

São quase 30 editais e diversas oportunidades para estudantes de diferentes cursos da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com quase 30 editais de seleção para bolsistas abertos. Esta é a oportunidade que o aluno tem de complementar seu currículo, além de dar um up no orçamento do mês. São diversas opções de projetos, voltados para diferentes perfis de estudantes e cursos, com inscrições com datas variadas, fiquem atentos aos prazos! Confira abaixo as modalidades de bolsa e os editais disponíveis em cada link:

Treinamento Profissional

No treinamento profissional o bolsista de auxilia professores e técnico-administrativos da UFJF em atividades ligadas a algum setor ou projeto específico da Universidade. Ao todo, são 12h semanais de dedicação, com uma remuneração de R$ 400. Com a orientação de um professor ou profissional da área, alunos de comunicação, ciência da computação, design, entre outras áreas, desenvolvem cerca de 300 projetos deste tipo. A bolsa tem duração de dois semestres letivos, podendo ser prorrogada por mais dois. Os editais são abertos no início de cada semestre.

Monitoria

Na monitoria, o bolsista monitor auxilia os colegas em determinada disciplina do curso, na qual já foi aprovado. Como nem sempre o professor consegue oferecer atendimento aos alunos, é função do monitor esclarecer as possíveis dúvidas. Essa é uma oportunidade de se desenvolver ainda mais, ensinando. A carga horária é de 12 horas semanais, com remuneração de R$ 400. A duração da bolsa é de um semestre letivo, podendo ser prorrogada por mais um. Os editais geralmente são divulgados nas secretarias de cada curso.

Iniciação científica

Na iniciação, o bolsista auxilia os professores em pesquisas científicas e tecnológicas e em programas de cooperação técnico-científica, desenvolvidos com outras instituições. Ou seja, ele participa de projetos que transformam a vida da sociedade, com novas descobertas e produtos.

São bolsas de iniciação científica o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC-UFJF); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq/UFJF); Provoque/UFJF; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Probic/Fapemig/UFJF); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Probic-Jr./Fapemig/UFJF).

Os valores de bolsa e carga horária semanal variam de acordo com cada projeto de iniciação.

Extensão

Na extensão, o bolsista pode lidar diretamente com a população da região, prestando serviços que vão desde a assistência médica até a jurídica, passando por atividades físicas e de lazer. Os projetos são coordenados pelos professores e geridos através da Pró-Reitoria de Extensão. A carga horária é de 12h semanais e a remuneração é de R$ 400.

PET e GET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é responsável pelo desenvolvimento de uma série de atividades que não estão na grade curricular normal. Os grupos, formado por alunos orientados por um professor “tutor”, podem ser voltados para a integração ao mercado profissional ou para o aprofundamento de estudos teóricos. O programa é nacional e vinculado diretamente ao Ministério da Educação (MEC).

A UFJF conta, hoje, com seis grupos desta natureza: Comunicação; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Odontologia e Psicologia. Os alunos têm uma carga horária de 20h semanais, com remuneração de R$ 400.

Já o Grupo de Educação Tutorial (GET) é um programa gerenciado diretamente pela UFJF, inclusive quanto ao pagamento de bolsas. No mais, o funcionamento é o mesmo. A UFJF conta com os seguintes grupos GET: Arquitetura; Ciência da Computação; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Computacional; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Medicina; Nutrição; Sistemas de Informação; Turismo; Ciências Econômicas, Filosofia, Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design, e Medicina Veterinária. Os alunos têm uma carga horária de 12h semanais, com remuneração de R$ 400.

Para saber mais sobre os editais e novas oportunidades, fique de olho na secretaria do seu curso e no site da UFJF.