Encontro reuniu professores, alunos, TAEs e representantes do Núcleo de Apoio à Inclusão, da Diretoria de Ações Afirmativas e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Com o objetivo de discutir os sistemas de inclusão e de apoio aos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Faculdade de Fisioterapia (Facfisio) promoveu uma roda de conversa, no prédio da unidade acadêmica, na manhã de terça-feira, 12. O encontro reuniu professores, alunos e técnicos administrativos da Facfisio, representantes do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). A discussão fez parte do III Encontro de Planejamento da Facfisio, o qual ocorreu nos dois primeiros dias letivos de 2019 e promoveu questionamentos e reflexões a serem utilizadas durante o período que se inicia.

Nos momentos de falas do diretor da Diaaf, Julvan Moreira de Oliveira, e da coordenadora do NAI, Katiuscia Vargas, foram expostos os mecanismos utilizados pela Universidade para apoio e inclusão de alunos com deficiência. Os representantes da Proae, Luiz Júnior, assistente social, e Adriana Estevão, da equipe de psicologia, por sua vez, expuseram os diferentes projetos e apoios oferecidos pela pró-reitoria aos estudantes da UFJF. Ambos os integrantes da Pró-reitoria também expuseram os projetos que serão trabalhados pelo setor ao longo do primeiro semestre deste ano.

O corpo discente e docente da Facfisio levantou questões sobre a saúde mental dos estudantes, um dos principais pontos de discussões no encontro, solicitando a aproximação de programas de apoio estudantil, como os projetos Roda Viva e Grupo Fora de Casa para mais perto dos universitários da unidade acadêmica.

Planejamento em conjunto
O III Encontro de Planejamento da Facfisio discute problemáticas que surgem ao longo dos períodos anteriores e procura soluções para essas questões com alunos, professores e técnico-administrativos em Educação (TAE’s) da Faculdade de Fisioterapia. Na edição deste ano, o evento promoveu discussões com enfoque nos universitários, abordando questões como metodologias de ensino e aprendizagem, reforma curricular e também tocando em assuntos relacionados ao mestrado da unidade acadêmica.

Segundo a diretora da Facfisio, Maria Alice Caldas, a busca por soluções conjuntamente entre professores, TAE’s e alunos partiu por demanda dos próprios estudantes antes mesmo de assumir a direção da Faculdade. “Foi um pleito dos alunos antes de eu ser candidata à diretora, nasceu deles. Então, a gente fez uma gestão mais coesa onde o aluno é a razão de tudo, pois, senão, não tem direção e não tem Faculdade. É tudo pensando neles”, ressalta.

Maria Alice ainda destacou o evento como gerador de ideias a serem implementadas durante o ano letivo. “Eu adoro ver a possibilidade de assuntos que, de repente, para mim, como diretora, eram comuns e eu já conhecia, mas para outros professores, por eles terem mil coisas para fazer, não conheciam. Então, é legal esse compartilhamento de ideias”, afirma.

Outras informações:
(32) 2102-6868 (Faculdade de Fisioterapia)