Como forma de apresentar o Centro de Ciências aos novos alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a direção do espaço científico e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) disponibilizaram vagas especiais de visitação ao planetário para os novos calouros da Instituição. As visitas vão começar no próximo dia 17 e também estarão disponíveis durante todo o mês de abril, ocorrendo nas terças-feiras, às 12h, e nas quintas-feiras, às 18h.

O agendamento gratuito ocorre no portal do Centro de Ciências, com área própria para os novos universitários, os quais têm direito a levar até quatro acompanhantes que não precisam ser integrantes da UFJF.

Segundo o diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira, a iniciativa foi pensada a partir do interesse dos próprios calouros que estiveram no local perguntando sobre seu funcionamento para visitas. Como consequência, foram disponibilizadas vagas para a sessão “Fantasmas do Universo”, com duração aproximada de 30 minutos.

Para a pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, o Centro de Ciências é um espaço para aprendizado e integração entre estudantes de diferentes faculdades. “Nós vamos possibilitar o conhecimento desse espaço de relação com a ciência de uma forma muito lúdica, de ter contato com várias exposições e com filmes de astronomia. Então, a nossa perspectiva é de propiciar o acesso a um equipamento social que é da Universidade, que é deles, e, ao mesmo tempo, propiciar convivência entre os estudantes de diferentes cursos.”

Já Teixeira celebrou a iniciativa e destacou a possibilidade de mostrar aos calouros que é possível participarem não só visitando o local, mas colaborando futuramente com o espaço. “Além de ser uma questão de dar boas-vindas aos calouros, é uma forma de eles conhecerem o Centro de Ciências como uma possibilidade de trabalho deles dentro da UFJF. Nós temos, atualmente, 74 alunos da graduação das mais diferentes áreas, então esse aluno tem a possibilidade de fazer parte deste trabalho. Vamos recebê-los também afirmando que eles, em um futuro muito em breve, podem fazer parte da equipe do Centro de Ciências”, conclui o diretor.

Outras informações: (32) 2102-6913/ 6914 (Centro de Ciências)