Novos computadores permitem que estudantes naveguem mais velozmente (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Com a chegada do novo ano letivo, a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), anunciou a chegada de 100 novos computadores, de alta tecnologia, que já estão em funcionamento em sete infocentros da Instituição. Os equipamentos podem ser encontrados no Instituto de Ciências Exatas (ICE) e Engenharias, e nas faculdades de Educação (Faced), Letras (Fale), Serviço Social, Educação Física (Faefid), Farmácia e Bioquímica e Direito.

Desde 2009, a UFJF não recebia novos computadores direcionados aos infocentros e que atendessem as demandas de estudos e pesquisas dos alunos. O coordenador de Informática, Telefonia e Infocentros, Sebastião Jorge Nascimento Chagas, afirma que os equipamentos eram antigos e que os novos atenderão melhor a comunidade acadêmica. “Os computadores são de alta geração e todos possuem o sistema operacional Linux. Eles permitirão que nossos alunos possam fazer suas pesquisas e trabalhos de forma mais veloz.”

“Grande parte dos alunos da UFJF vêm de outras cidades; o infocentro nos ajuda muito”, afirma Leísa (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Chagas aponta que o investimento nesses novos equipamentos é uma forma que a Universidade encontra para dar apoio e suporte aos alunos a terem acesso a internet e mais praticidade para atender às próprias necessidades. “Os infocentros são ambientes destinados à pesquisa e estudo. É preciso tomar cuidados com os equipamentos para que eles possam beneficiar a todos que precisem deles, principalmente, aos alunos sem acesso a internet e a computadores nas suas próprias moradias”.

O pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Marcos Tanure, também reforça os benefícios da chegada dos novos computadores para a comunidade acadêmica. “É um investimento necessário. Quando melhoramos esses equipamentos, também aumentamos as oportunidades para os estudantes que possuem a demanda por eles. É um fato louvável, que engrandece o suporte da Universidade.” De acordo com informações cedidas pela Proinfra, atualmente, está em processo de desenvolvimento um programa para que os alunos possam fazer login e senha para ter acesso aos computadores dos infocentros. Essa medida possibilitará fazer um relatório detalhado sobre a utilização dos usuários e benefícios que trazem para a comunidade acadêmica.

Vida acadêmica
Muitas vezes, a utilização dos infocentros é uma possibilidade oferecida para os alunos que não possuem computadores ou acesso à internet. Porém, em determinados momentos, podem servir de pontos de encontro para a discussão de trabalhos em grupo ou de conversas entre amigos.

“A chegada de novos computadores é uma maravilha”, comenta a estudante do curso de licenciatura em Geografia, Leísa Souza. Natural de Matias Barbosa, ela utiliza o infocentro praticamente todos os dias desde que começou a graduação. Além disso, acredita que é uma ferramenta importante, pois não são todos os alunos que possuem computadores e acesso à internet em casa. “Há um tempo atrás, os computadores eram mais antigos e lentos, e isso dificultava a nossa utilização. Agora, todos podem aproveitar os novos, ainda mais porque grande parte dos alunos da UFJF vêm de outras cidades. O infocentro nos ajuda muito.”

“As máquinas novas são muito mais rápidas”, alega o estudante Thiago Luiz (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Também feliz com a chegada dos novos computadores está o estudante do curso de Ciências Exatas, Thiago Luiz. Ele diz que é um benefício bastante relevante para os alunos e comunidade acadêmica de forma geral. “Os computadores já foram instalados aqui no Infocentro da Faculdade de Educação. As máquinas novas são muito mais rápidas do que os que estavam neste lugar. Apesar de eu não utilizar com tanta frequência, eu tenho certeza que é fundamental na vida de muitos alunos.”

“Os infocentros também são pontos de encontro, reuniões para trabalhos acadêmicos e convivência com outros alunos”, conta a bolsista do infocentro da Faculdade de Direito, Caroline Rodrigues. A estudante do curso de Cinema diz que o seu papel é observar e zelar pelos computadores da UFJF, além de garantir que as portas estejam sempre abertas aos estudantes. “A chegada dos novos computadores é muito importante. O infocentro é o lugar para as pessoas que não têm computador ou acesso a internet. Eu mesma utilizei algumas vezes, quando meu computador teve problemas. Nos possibilita acessar aplicativos ou programas que não possuímos em casa e fazer trabalhos em grupo, pois está ao lado da sala de estudos, o que torna mais fácil de encontrar outros alunos e amigos.”

Qual o infocentro mais perto de você?
Atualmente, há um total 17 de infocentros espalhados pelo campus-sede, em Juiz de Fora, sendo que 16 deles estão em unidades acadêmicas e são de acesso gratuito aos alunos. O outro fica localizado na Biblioteca Central e, além de oferecer acesso aos estudantes, pode ser usado por toda a sociedade. É importante que o discente conheça a faculdade e procure o infocentro mais próximo para auxiliá-lo em caso de necessidade. Confira em quais locais da UFJF estão localizados infocentros:

Biblioteca Central

Colégio de Aplicação João XXIII

Faculdade de Direito

Faculdade de Economia

Faculdade de Educação

Faculdade de Engenharia

Faculdade de Farmácia e Bioquímica

Faculdade de Fisioterapia

Faculdade de Educação Física

Instituto de Artes e Design

Instituto de Ciências Biológicas