Exposição traz fotos de 76 mulheres líderes na área (Foto: Rodrigo Milani/UFJF)

Com o intuito de reforçar a presença de mulheres na área de Exatas, o IEEE Women in Engineering (WIE – Mulheres na Engenharia), com apoio do Engenheiros Sem Fronteiras e do PET Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a Semana da Mulher na Engenharia. O evento ocorre entre os dias 12 e 15 de março e a programação conta com palestras, mesas redondas e debates.

Pela primeira vez organizada pelo Ramo Estudantil IEEE UFJF, o evento busca reunir profissionais de diversas áreas de atuação para discutir temas que envolvem a realidade das mulheres na ciência, como saúde, ansiedade e desigualdade de gênero no ambiente acadêmico. De acordo com a presidente do IEEE WIE UFJF, Daiana Carmo, as temáticas abordadas são importantes para todos os cursos da Universidade, sobretudo os de Exatas, uma vez que este é um campo historicamente masculino. “É importante falar sobre isso para que a gente mude esta realidade, mostrando para as mulheres que aqui também tem lugar para elas.”

O IEEE WIE é um movimento que busca a união das mulheres na Engenharia, ressaltando a presença feminina na criação de tecnologias que impactam o mundo. A ideia do evento é é expandir esse pensamento. Além das mesas redondas e palestras, há uma exposição no corredor do Restaurante Universitário (RU), próximo à Faculdade de Engenharia, com fotos de 76 mulheres líderes da área. Segundo o presidente do Ramo Estudantil IEEE UFJF, João Lucas de Castro, a intenção é colocar em protagonismo mulheres que fazem a diferença. “Dizem que a presença feminina na engenharia é pequena, mas nós queremos mostrar um cenário diferente. Nossa intenção é divulgar para as meninas as oportunidades dentro da faculdade e também acolhê-las, para que se sintam à vontade neste ambiente.”

A Semana da Mulher na Engenharia é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou presencialmente no evento.