Bairros mais próximos ao campus facilitam acesso à UFJF (Foto: Estela Loth)

Quem passou para a UFJF e não é de Juiz de Fora enfrenta as dificuldades da mudança neste início de semestre. Uma prática muito comum é dividir os custos do aluguel com outros estudantes em repúblicas. É possível encontrá-las por meio de grupos nas redes sociais, procure pelo nome dos cursos ou mesmo em anúncios de vagas.

Juiz de Fora é uma cidade de porte médio, com cerca de 500 mil habitantes e temperatura média de 20°C. O campus fica na parte mais alta da cidade, no bairro São Pedro. Grande parte dos estudantes mora neste bairro ou nas adjacências e, dessa forma, dá para ir a pé para as aulas.

No São Pedro é possível encontrar pensões e apartamentos para alugar voltados para estudantes, assim como comércio, supermercados, restaurantes, opções de lazer e transporte urbano para o centro com facilidade.

No bairro também fica localizada a Moradia Estudantil da UFJF. Ela possui dois blocos de apartamentos próximos à entrada do campus e tem capacidade de receber até 113 estudantes de outras localidades. A seleção é feita pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil, por meio de critérios socioeconômicos. Leia aqui o regulamento.

Os estudantes também procuram pelos bairros Cascatinha, São Mateus e Centro. O Cascatinha, apesar de bastante próximo da UFJF, não tem acesso tão fácil até o campus. O preço do aluguel costuma ser mais salgado do que no São Pedro, sendo valorizado pelo shopping Independência e outras opções de comércio e supermercados.

São Mateus é um bairro tradicional da cidade, com rápido acesso ao centro, o qual possui a maior infraestrutura de comércio e transporte. A passagem dos ônibus urbanos custa R$3,35, sendo que várias linhas atendem ao campus. Veja mais informações sobre o transporte aqui.

Assistência Estudantil

Para garantir a permanência dos estudantes nos cursos, a UFJF dispõe de um Programa de Assistência Estudantil, através do qual são oferecidos auxílios para estudantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.

Os auxílios são divididos nas categorias abaixo e podem ser combinados. É preciso ficar atento à documentação a ser apresentada na Proae para pleitear o benefício. São eles:

Bolsas Pnaes, no valor de R$ 500 mensais;

Auxílio Moradia, para estudantes de outras cidades, no valor de R$370;

Transporte, valor depositado de acordo com os custos dos ônibus urbanos;

Alimentação, com acesso gratuito ao Restaurante Universitário;

Creche, para estudantes com filhos, no valor de R$321 mensais.

Mais informações em: www.ufjf.br/proae