Refeições gostosas e balanceadas a R$ 1,40 (Foto: Géssica Leine)

Grande parte dos alunos da UFJF batem ponto lá todo dia. O Restaurante Universitário, mais conhecido como RU, oferece refeições diversificadas e preparadas sob orientação de nutricionistas. E os preços são muito acessíveis.

Almoço e jantar custam R$ 1,40 cada e o café da manhã R$ 0,50. Os tickets podem ser comprados na portaria e para utilizar o RU, é necessário apresentar a carteirinha da UFJF ou comprovante de matrícula ativa até a confecção da mesma.

Localização

Há duas unidades do RU em cada um dos campi da UFJF. Em Juiz de Fora, uma fica no campus, próximo à Faculdade de Engenharia, e o outro no Centro da cidade, na Rua Santo Antônio, s/n, próximo ao Museu de Arte Moderna (Mamm). No campus são servidas as refeições do café da manhã, almoço e jantar. No RU Centro, apenas o almoço.

Em Governador Valadares, as unidades do RU funcionam em frente ao prédio do Pitágoras/Centro, na  Rua Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 333, e ao lado do prédio da Unipac/Vila Bretas, localizado a Rua Moreira Sales, 25. No RU Centro são servidas as refeições de café da manhã, almoço e jantar e no RU Vila Bretas, apenas o almoço.

Cardápio

No início do semestre, o local chega a servir sete mil refeições por dia. Para atender esse volume, o cardápio é planejado com antecedência levando em conta questões nutricionais e logísticas. É preciso avaliar se o menu está colorido, se há quatro tipos de salada ou se há fritura em excesso, por exemplo.

As sugestões dos usuários incluem sorvete, batata frita, churrasco, brigadeiro… e nem sempre podem ser atendidas. A equipe nutricional lida com os pedidos do público, tentando adaptá-los ao funcionamento do restaurante. Há pratos campeões na preferência dos estudantes, entre eles, o estrogonofe de frango, que faz a alegria dos alunos. Entre as opções vegetarianas, a tortinha de legumes é a que mais tem saída.

O cardápio diário é divulgado no Portal do Estudante e em nossos perfis no Twitter e no Instagram. Direto pelo site do Restaurante Universitário, é só clicar em cardápio.  Para os alunos de Governador Valadares, basta ir até a aba cardápio do site do RU/GV