Estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio Multidisciplinar de Prevenção a Doenças Renais. O encontro é promovido pela Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Renais (Pré-renal), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na programação do evento, palestrantes de diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Odontologia, Psicologia, Educação Física, Farmácia e Nutrição. As atividades  ocorrerão no dia 30 de março, às 7h, no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde, na Faculdade de Odontologia. O simpósio é aberto a todos os interessados, e as inscrições devem ser feitas diretamente com os membros da Liga.

De acordo com a presidente da Liga, Amanda Batista Martins Silva, o evento reafirma a importância do cuidado e da prevenção em relação a doenças de alta mortalidade. “A doença renal afeta a qualidade de vida do paciente e traz custos ao sistema de saúde mas, pelo ponto de vista da medicina, é uma doença subestimada. Assim como diabetes e hipertensão, ela pode acarretar perda progressiva e irreversível de função.”

Amanda considera o simpósio como uma maneira de despertar atenção, informar e complementar a formação de estudantes e profissionais. “É pouco conhecido, mas o manejo do paciente renal conta com a participação de profissionais das mais diversas áreas, como Serviço Social e Nutrição. Contudo, a maioria não tem formação para lidar com esses pacientes, devido a especificidade.”

Uma das abordagens das discussões será voltada à prevenção. A presidente da Liga explica que essa ação pode ser feita por meio do rastreio da doença renal crônica. “É possível avaliar, por exemplo, o segmento da função renal dos principais grupos de risco, como idosos, pessoas com histórico familiar de diabetes e hipertensão. Quanto antes a doença for identificada, melhor será o tratamento.”

Durante o evento, os interessados poderão se inscrever no processo seletivo para integrar a Liga. O investimento para participar do simpósio é de R$ 20; para os interessados em participar da seleção para a Liga, há uma taxa extra de R$ 5 no momento da inscrição.

Outras informações: (32) 2102-3841/3845 (Liga Pré-renal da UFJF)

Página do evento no Facebook